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educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

A inclusão de alunos com nee

O conceito de inclusão exige, sobretudo, a preparaçao da escola para atender a TODOS os alunos, independentemente de serem pessoas com deficiência ou não. Pressupõe a garantia dos princípios de autonomia, independência  e o de igualdade de oportunidades.

 

A inclusão,  requer adaptações em níveis maiores ou menores ( adaptação parcial ou total) para adequar totalmente o processo pedagógico às capacidades dos alunos de toda a aula.

 

Essa inclusão pode ser feita com:

 

alguma modificação – inclusão ou modificação de certos objectivos ou metodologias e o aluno permanece na sala regular a maior parte do tempo, com modificações significativas – os alunos permanecem fora da sala de aula em períodos mais longos, recebendo reforço expressivo em áreas específicas, como, de linguagem, por exemplo, como no caso de alunos surdos, especial com adições – o aluno permanece fora da sala de aula a maior parte do tempo, sendo apoiado de forma mais concentrada em algumas matérias, dedicando-se menos às demais. Participa com os demais alunos apenas em situações escolares eventuais. São casos mais graves , como por exemplo, de deficiência mental, especial – apesar de fazer parte da comunidade escolar, o aluno é atendido basicamente em unidades de educação especial existentes na escola.

 

A inclusão poderá ser uma mais valia para alguns alunos desde que os professores tenham capacidade para lidar com situações “diferentes” e que não seja dispensada a ajuda de outros técnicos.

 

Mafalda Valente (Estudante)

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