Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

Acessibilidade em salas de informática

Acessibilidade em Salas de Informática


Hoje em dia, cada vez mais escolas públicas e privadas estão organizando seus laboratórios de informática. Estes espaços não pretendem substituir o professor, nem diminuir sua responsabilidade deixando o aprendiz fazer o que quiser. Ao prover projectos com tecnologias e ambientes colaborativos espera-se que professores e alunos produzam resultados mais significativos para si próprios e para o grupo.

O acesso à sala de informática requer alguns cuidados tanto com o espaço, como mobiliário, quanto aos softwares e equipamentos de acesso a web. O termo acessibilidade segundo dicionários tem sua raiz no Latim - acessibilidade, e trás por significado qualidade de ser acessível, facilidade na aproximação, no trato ou na obtenção. Esta ampla definição de acessibilidade refere-se a uma concepção das pessoas com necessidades especiais ou não, terem pleno direito de participação e igualdade na sociedade.

Diversidade não deve ser sinónimo de dificuldades, e sim de transformações qualitativas que busquem acções efectivas para uma inclusão mais autónoma e independente. É importante assegurar uma boa visualização (altura e distância do equipamento) e manipulação adequada e confortável do teclado e mouse. Independentemente do tipo ou grau de deficiência, todos os alunos podem se beneficiar com o uso do computador.

O sucesso de uma escola inclusiva depende de pequenos detalhes que podem ser cuidados para ampla participação nos projectos escolares, durante as aulas no laboratório de informática:

É possível fazer adaptações que ajudem o uso de mouses e teclados de acordo com a possibilidade de movimentação de membros superiores do aluno. Ás vezes, uma haste presa na cabeça ou na boca pode ajudar.

Existem programas de computador que facilitam seu uso pelo aluno com deficiência. Alguns deles lêem em voz alta tudo o que está escrito na tela, outros facilitam o uso do teclado e do mouse. Estes softwares são utilizados para o acesso aos programas básicos como Word, Excel, Internet e outros. Vários desses programas são gratuitos

Softwares educativos ou pedagógicos facilitam o aprendizado do aluno e são bastante utilizados hoje em dia.

A escola cabe apenas, ajustes de pequeno e simples porte, que ajudem a responder as necessidades educacionais de todos seus alunos, garantindo-lhes assim o acesso e a permanência nos sistemas de ensino.

 

Bibliografia
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa. ed. rev. - Porto Alegre. Artmed, 2008.

REDE SACI. Cartilha Educação Inclusiva. Disponível em: http://www.saci.org.br/pub/livro_educ_incl/redesaci_educ_incl.pdf

 


Andréa De Carli 2008 – Professora - Brasil
Intercâmbio do Conhecimento