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educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

Estudo de Caso - Síndrome de Lowe (número 2.2)

Comportamentos adaptativos 2005/2006

 

Domínios

Características

Estimulação Global

Não reage aos estímulos visuais, pois sofre de cegueira congénita.

 Move o corpo em resposta a um som.

Reage à voz humana, quase sempre, e quando o faz move sempre o corpo e fá-lo de uma forma positiva, procurando saber de que se trata interagindo.

Reage positivamente à música esboçando sorriso e demonstrando um estado de acalmia, por vezes dança movendo o corpo e expressando alegria.

É sensível ao toque em várias partes do seu corpo, mas já aprecia o toque.

Agarra os objectos colocados nas suas mãos, deixando-os cair quando não lhe interessam.

Manipula objectos dados.

Reage aos cheiros intensos quando estimulado.

 

Autonomia Pessoal

Não pede alimentos ou cuidados por nenhum tipo de linguagem, sendo totalmente dependente de terceiros para a satisfação das necessidades básicas de sobrevivência.

Ingere líquidos ou alimentos dados por um terceiro, na boca, e utiliza os braços para se alimentar, contudo come com ajuda.

Mastiga os alimentos sólidos, desde que possuam consistência suave.

Bebe agua sozinho por uma garrafa ou …..

Não controla os esfíncteres.

Desenvolveu o gosto pelo banho, gosta mais da água.

Não se veste nem despe sozinho.

Já consegue andar vestido.

 

Motricidade global

Levanta e segura a cabeça e tronco, quando puxado para a posição de sentado.

Mantém-se sentado sem apoio.

Senta-se a partir da posição de deitado.

Não fica de pé sem apoio.

Gatinha.

Não passa da posição de sentado para a posição de pé sem apoio.

Não anda.

Não se senta numa cadeira.

Segura objecto.

Gosta de deslocar-se sozinho e já explora o meio, sala.

Desenvolveu um pouco a motricidade fina.

Comunica-ção

Raramente reage a vozes familiares, quando o faz é sempre, de forma positiva.

Reage ao seu nome.

Não fala e apenas emite sons.

Raramente emite sons guturais e já se auto-agride  pouco e raramente.

Emite sons indiferenciados para desconfortos específicos, por satisfação.

 

Socialização

Reage positivamente ao contacto com os adultos que lidam com ele.

Sorri em resposta à atenção dos adultos.

Emite sons ou vocaliza para chamar a atenção de um adulto ou de um par no contexto de interacção social.

Não liga aos colegas, não interage.

Raramente se agride.

 

Cognição

Manipula objectos.

Desenvolveu a noção da localização dos objectos.

Desenvolveu a noção de tamanho, forma ou peso.

Identifica o próprio corpo.

Desenvolveu conhecimento do meio que o envolve.

Desenvolveu a autonomia espácio-temporal.

Adquiriu algumas competências simbólicas embora não tenha adquirido competências básicas de leitura, cálculo ou medida.

Ocupa-se de forma lúdica.

Quadro 5 – Comportamentos adaptativos estabelecidos pela escola.