Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

A importância da água no ser humano

Este pequeno artigo evidencia um dos quatro elementos naturais, a água. E avulta toda a importância e a força que ela representa na vida humana, que vai desde a composição fisiológica do ser humano, até a promoção de bem-estar do mesmo.

Vivemos num mundo rodeado de progressos e avanços, principalmente no campo da medicina e esquecemos de “Uma forma fácil e natural de curar a maioria das doenças" – da autoria de John Wesley.

Aliás, a própria palavra hidroterapia advém do grego “hydor” (água) e “therapeia” (cura), mas o ser humano está sempre a procura daquilo que lhe parece mais eficaz e moderno, esquecendo das coisas mais simples da vida.

Como pode o ser humano desperdiçar tanta água, sem qualquer constrangimento, sabendo que ela é a base da nossa existência e que com a falta dela, não só uma humanidade, como também um Planeta pode deixar de existir?

Apesar da evolução nos últimos anos, todos os conceitos e métodos usados na aplicação da hidroterapia, para tratar muitas problemáticas do corpo humano, ainda não conseguiu vencer por completo a barreira da pouca informação e credibilidade das pessoas em relação aos benefícios desta terapia aquática, principalmente em crianças com necessidades especiais.

A hidroterapia vai além da sensação de prazer que propicia aos seus utilizadores, é uma terapia que se divide em várias vertentes, porém a sua base é sempre focada nas funções do corpo e utiliza sempre tanto técnicas educativas quanto terapêuticas aquáticas, com o objectivo de promover a saúde, a reabilitação física e a reabilitação mental de quem dela desfruta.

Seja em água fria ou em água quente, podemos sempre usufruir de todos os benefícios das propriedades físicas da água e teremos consequentemente resultados satisfatórios e compensadores.

 

Lia Carla Rangel (Fisioterapeuta)