Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

Projecto - Centro de Recursos

Um projecto para alunos com Nee

 

Introdução

 

A saída da escola e consequente inserção profissional dos jovens é um problema que diz respeito a todos, inclusive dos alunos que concluem o ensino superior.

 

Naturalmente, as dificuldades de inserção no mercado de trabalho tornam-se difíceis para os jovens com Necessidades Educativas Especiais, assim como para aqueles que não concluem com sucesso a escolaridade básica.

 

 

Este é um problema de toda a sociedade e não deverá ser só a escola a resolvê-lo, devendo para isso contar com a participação de todos, nomeadamente: Encarregados de Educação, Autarquias, Juntas de Freguesia, Institutos Públicos, Empresas, entre outros.

 

Contudo, é obrigação da escola adequar os programas às necessidades de cada aluno, preparando-os para se adaptarem ao mundo exterior de uma forma mais eficiente e produtiva.

 

Deste modo, iremos apresentar em seguida um projecto que poderia ser implementado em escolas do ensino regular ou em escolas de ensino especial denominado – Centro de Recursos – no sentido de dar resposta às necessidades dos alunos (adaptando alguns programas educativos e currículos de modo a possibilitar aos mesmos um ensino mais adequado através da aquisição de novas competências e vivências) e da própria escola.


Centro de Recursos

 

 

Introdução:

 

A criação de um Centro de Recursos teria como objectivo auxiliar o Processo Ensino-Aprendizagem.

 

Serviria alunos, professores e restantes técnicos no sentido de possibilitar uma maior oferta no que diz respeito a novos suportes, novos meios de ensino e até de aprendizagem.

 

Valências do Centro de Recursos:

1-     Biblioteca/Ludoteca;

 

2-     Reprografia;

 

3-     Centro de Estudos;

 

4-     Informática/Audiovisuais.

 

1-    Biblioteca/Ludoteca

 

O Centro de Recursos seria apetrechado de livros, jogos, e outros materiais que serviriam para consulta, investigação, pesquisa, realização de trabalhos, etc.

 

Com um conjunto de livros de diversas temáticas (tais como, livros infanto-juvenis, livros escolares, livros técnicos, revistas, entre outros); assim como jogos destinados à utilização por parte dos alunos e por parte dos restantes técnicos da escola ou instituição (jogos lúdicos, psicomotores, etc.).

 

Esta valência do Centro de Recursos seria orientada por dois ou mais alunos com Nee em regime de Pré Formação que seriam responsáveis pela gestão do espaço, nomeadamente pela inventariação dos livros e jogos, organização da biblioteca e preenchimento das fichas de requisição, entre outras tarefas.

 

Este método de organização respeitaria os seguintes passos:

 

1-     Selecção dos livros por temas;

 

2-     Preenchimento da folha de caracterização da obra (folha de caracterização e de requisição);

 

3-     Colagem de autocolante colorido na lombada;

 

4-     Carimbo da escola nos livros;

 

5-     Distribuição dos livros pelas prateleiras de acordo com o tema.

 

 

2-    Reprografia

 

 

Este Centro de Recursos, poderia possuir uma máquina fotocopiadora que estaria ao serviço da escola e dos seus técnicos.

 

Neste caso, o objectivo seria formar alguns alunos com as competências básicas para a realização de actividades relacionadas com esta área. Para que futuramente, a reprografia do Centro de Recursos pudesse funcionar de forma organizada e funcional, onde os alunos efectuariam fotocópias A3 e A4 (reproduções, ampliações, reduções) através da requisição atempada dos funcionários da escola.

 

Este espaço deverá servir a escola, realizando cópias de circulares, fichas de trabalho para as salas, jornais escolares, etc.

 

Com o tempo e de acordo com o sucesso do projecto poderá pensar-se em alargar este serviço à comunidade envolvente.

 

 

3-    Centro de Estudos

 

O Centro de Estudos iria ocupar no Centro de Recursos um espaço de destaque, incluindo:

 

1-     Biblioteca Científica (uma biblioteca com livros, brochuras, vídeos, CDs, entre outros acerca das problemáticas relacionadas com o Ensino Especial);

 

2-     Arquivo de ficheiros (um arquivo que compreenderá cópias de documentos diversos produzidos pela escola, nomeadamente panfletos, brochuras, jornais escolares, entre outros, assim como um arquivo de fichas escolares de trabalho organizadas por área e nível de escolaridade);

 

3-     Departamento editorial (responsável pela edição e produção de panfletos, brochuras, livros, estudos e outras publicações de carácter cientifico concebidas por professores, educadores e outros técnicos da escola).

 

 

4-      Informática/Audiovisuais

 

 

O Centro de Recursos estaria apetrechado com computadores que se destinariam sobretudo aos alunos, mas também aos funcionários da escola.

 

Neles os alunos em regime de Pré Formação poderiam realizar algumas tarefas, como: realização de textos científicos organizados pelos professores e outros técnicos, circulares internas e externas, ofícios, documentos de trabalho, etc.

 

Os restantes alunos beneficiariam da utilização dos computadores de acordo com a indicação dos técnicos responsáveis, ou então em horários sem actividades lectivas (como por exemplo antes ou depois das actividades lectivas).

 

Os professores e restantes técnicos, poderiam utilizar os computadores para a realização de trabalhos de investigação, fichas e relatórios escolares, assim como para integrar a utilização dos mesmos nas actividades lectivas da sua sala de aula (ou seja, com os seus alunos).

 

Esta sala teria ainda: máquina de escrever, televisão, rádio gravador, DVD e vídeo. Estes objectos poderiam ser utilizados pelos professores e técnicos da escola, requisitando-os para trabalhos na sala de aula ou simplesmente poderiam ser utilizados no Centro de Recursos para outras actividades.

 

No Centro de Recursos teríamos também um arquivo de CDs, DVDs, vídeos e slides que estariam à disposição de todos os alunos, professores e técnicos da escola.

 

 

Objectivos do Centro de Recursos:

 

1- Servir os alunos da escola;

 

2- Ser um posto de trabalho/estágio para os alunos;

 

3- Servir de suporte a professores e restantes técnicos da instituição;

 

4- Outros.

 

 

1-      Servir os alunos da escola:

 

Este Centro de Recursos deverá servir os alunos da escola de uma forma geral, com o objectivo de proporcionar uma melhor qualidade de ensino, respondendo às necessidades dos mesmos assim como incutir hábitos de leitura, de estudo, de pesquisa, de investigação, ou simplesmente servir como um espaço de suporte lúdico e recreativo ao Processo Ensino-Aprendizagem.

 

2-       Ser um posto de trabalho/estágio para os alunos (ao nível da):

 

 

-Pré Formação – O Centro de Recursos poderia ter dois alunos em regime de Pré Formação que desenvolverão actividades ao nível da gestão e organização do mesmo. De forma a desenvolver competências nos alunos nas áreas de Auxiliar de Biblioteca e Auxiliar de Assistente Administrativo (tirar fotocópias, gestão do espaço, supervisionar a requisição de livros e de outros materiais, etc.).

 

-Área Vocacional – Para além dos alunos integrados no regime de Pré Formação, este espaço deveria servir também para que alguns dos restantes alunos experimentem as actividades de gestão/organização do Centro de Recursos em regime de Área Vocacional. Isto é, efectuando uma experimentação/sensibilização de forma a proporcionar novas vivências para a escolha de uma futura Pré Formação.

 

 

3-      Servir de suporte a professores e restantes técnicos da instituição:

 

Este espaço deveria servir também para os funcionários da escola, quer seja ao nível pessoal (para a preparação das actividades lectivas ou outras) ou simplesmente incluindo o Centro de Recursos como um local para a realização das suas actividades lectivas.

 

4-      Outros:

 

Futuramente e de acordo com o sucesso da implementação do projecto, este espaço poderia ser aberto à comunidade envolvente. Dando a conhecer à mesma a biblioteca, o arquivo de ficheiros, a reprografia, a biblioteca cientifica, etc.

 

Podendo vir a ser, quem sabe, um local de encontro e de investigação acerca das problemáticas relacionadas com a Educação Especial (destinado a alunos, professores, psicólogos e outros técnicos).

 

 Funcionamento:

O Centro de Recursos seria orientado por dois professores e por dois ou mais alunos que seriam responsáveis pela organização, gestão e funcionamento do mesmo.

 

Este espaço deveria funcionar diariamente, de forma a ser o mais útil possível ao Processo Ensino-Aprendizagem.

 

Seria efectuado um mapa de actividades e um horário de funcionamento, tendo em conta as necessidades da escola, de modo a proporcionar uma melhor organização e uma utilização da sala mais eficaz.

 

Para além disto, o Centro de Recursos deveria ter uma programação anual das actividades a realizar ao longo do ano lectivo, para efectuar um melhor paralelismo entre o Plano Anual de Actividades e o Projecto Educativo da escola.

 

Apoios

Para adquirir livros, CDs, e outros materiais didácticos os professores poderiam organizar os alunos em grupos para contactar por carta ou por mail, editoras, embaixadas, institutos públicos, associações não governamentais, empresas, entre outros. Desta forma, alunos poderiam ver o seu trabalho reconhecido e valorizado, assim como aumentar a capacidade de comunicação e auto-estima.

Um projecto ao alcance da maioria das escola do ensino regular e das instituíções de educação especial.

 

Autoria: Prof. Pedro Santos

Data: 2005