Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

O Dicionário Ilustrado

Proposta de Trabalho

 

“Organização de um Dicionário Ilustrado”

 

O Dicionário Ilustrado é uma ferramenta importante no que diz respeito ao desenvolvimento académico da criança ou jovem com Necessidades Educativas Especiais.

 

Auxilia a aprendizagem da Língua Portuguesa e leitura, assim como contribui para um enriquecimento dos conhecimentos gerais.

 

Existem várias formas de organizar um dicionário ilustrado. Por outro lado, podemos optar por criar diversos dicionários (consoante o tema).

 

Exemplo de temas a abordar num dicionário ilustrado:

 

-Acções/Verbos;

-Nomes Colectivos (conjuntos);

-Números (por extenso);

-A Família (os graus de parentesco);

-Adjectivos;

-Antónimos;

-Sinónimos;

-Objectos (como: Material Escolar; Ferramentas; Primeiros Socorros; etc.);

-Sinais de Trânsito;

-Animais;

-Profissões;

-Instituições;

-Comércio;

-etc.

 

Existem numerosos temas que podem ser abordados num dicionário ilustrado. O objectivo é fazer com que o aluno desenvolva a memória visual e efectue a associação da palavra escrita à imagem.

 

O Professor/Educador poderá trabalhar o dicionário na sala de aula de várias maneiras, articulando o mesmo às matérias escolares e às capacidades/ritmos de cada aluno.

 

Este dicionário de imagens pode ser organizado pelos alunos, com auxílio do professor e de acordo com os objectivos traçados.

 

Por outro lado, o dicionário ilustrado também pode ser preparado por um professor, psicólogo ou por outros técnicos de forma a possibilitar a comunicação e permitir aprendizagens (servindo de suporte às sessões).

 

No que diz respeito à organização de uma página, deve-se ter a preocupação de escrever a palavra (ou palavras) em maiúsculas e minúsculas, para facilitar ao aluno o reconhecimento das palavras no dia a dia (que aparecem escritas de diversas formas).

 

No caso de ser o aluno a conceber o dicionário, também é importante que o aluno copie a palavra com a sua letra e se possível realize a ilustração (de modo a personalizar o dicionário ilustrado).

 

O dicionário ilustrado apresenta características próprias que permitem que o aluno trabalhe conteúdos de forma espontânea e natural. Articulando matérias como a Língua Portuguesa, Expressão Plástica, Matemática, Estudo do Meio, etc.

 

À medida que o professor/educador vá ensinando novas palavras, poderá introduzir também a pouco e pouco pequenas frases relacionadas com a mesma (com a palavra ensinada), de modo a acelerar o processo ensino-aprendizagem.

 

Esta actividade poderá ser apoiada pelos Encarregados de Educação (em casa), a fim de auxiliar e acelerar o Processo Ensino-Aprendizagem do aluno.

 

Autoria: Prof. Pedro Santos

Data: 2003

 


3 comentários

comentar artigo