Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

Multideficiência

Ao Longo dos anos, e, dependendo dos diferentes pontos de vista, a literatura apresenta-nos vários conceitos de multideficiência, no entanto, de um modo geral é unânime referir-se que as pessoas com multideficiência apresentam acentuadas limitações a vários níveis e que por isso têm necessidades muito especificas precisando de apoio permanente.

Deste modo, é de fácil constatação que cabe a todos nós (pais, professores, técnicos e sociedade em geral) incrementar uma comunicação positiva tendo em vista a partilha de responsabilidades e promovendo, de forma harmoniosa, o desenvolvimento das capacidades de cada aluno.

No que concerne aos profissionais da educação, temos a oportunidade de contactar e marcar positivamente a vida dos nossos alunos. A maneira como nos relacionamos, e trabalhamos, o ambiente da sala de aula e as metodologias que adotamos refletem-se no trabalho, motivação e no progresso dos nossos alunos. Cada professor deve fazer com que os seus alunos se sintam parte integrante da comunidade.

Os alunos com multideficiência são capazes de aprender e de ter sucesso, se forem usadas as técnicas adequadas e se o ensino se apresentar motivante e relevante. Para tal, as escolas têm que ser inclusivas e proporcionar, ambientes apropriados à idade e nível de ensino dos alunos com multideficiências em particular, bem como a todos aqueles que têm Necessidades Educativas Especiais. (Rief, S. et Heimburg,J.,2000)

 

Rief, S. et Heimburg, J. (2000). Como Ensinar Todos os Alunos na Sala de Aula Inclusiva, Porto Editora

 

Maria Luísa  Rodrigues