Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

BRASIL

 

O que é Pediasuit?

O protocolo Pedia Suit é uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos que afetam o desenvolvimento motor de uma criança e /ou suas funções cognitivas.

É baseado em um programa de exercícios específicos e intensivos. Para isso utiliza de várias ferramentas, uma delas é a propriocepção dinâmica da órtese de retificação postural, chamada suit.
O conceito de órtese de retificação postural foi estudado inicialmente na Polônia, na década de 70, onde astronautas russos, que após passarem mais de 300 dias no espaço, perdiam força muscular devido à falta de gravidade.
Fisioterapeutas americanos perceberam que o conceito de um macacão que proporcionasse alinhamento biomecânico, se adequaria ao tratamento de crianças com deficiência motora em consequência de causas neurológicas:

Paralisia cerebral

​Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor

​Ataxia

Atetose

Autismo

Traumatismo crânio encefálico

Síndrome de down

Síndromes genéticas

Mielomeningocele

Mal formação congênita

A aquisição motora na criança está intimamente ligada a aspectos de sua aprendizagem diária. Tal aprendizagem é influenciada pela crescente confiança e prazer nas brincadeiras que envolvem comprometimento físico. Isto ocorre à medida que a criança adquire capacidade de controlar o próprio corpo graduando força, adquirindo equilíbrio e mobilidade. Crianças portadoras de patologias neurológicas não se desenvolvem linearmente, neste sentido as aquisições motoras estão diretamente ligadas a formação da sua imagem, auto-estima e confiança.
O Pediasuit, uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica, consiste em chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados, que são interligados por tracionadoes elásticos e emborrachados.
O conceito básico do Pediasuit é a criação de uma unidade de suporte para o corpo, estabelecendo alinhamento biomecânico e descarga de peso que são fundamentais na normalização do tônus muscular, da função sensorial e vestibular.

Benefícios

Fornece estabilização externa

Normaliza o tônus muscular

Alinha o corpo para o mais próximo possível do normal

Fornece correção dinâmica

Normaliza (corrige) padrão de marcha

Fornece estimulação tátil

Estimula o sistema vestibular

Melhora do equilíbrio

Propicia uma melhor consciência corporal

Melhora da coordenação

Diminui movimentos descontrolados de ataxia e atetose

Melhora o corpo e consciência espacial

Suporta os músculos fracos

Apresenta resistência para os músculos promovendo o seu fortalecimento

Melhora a produção da fala e sua fluência através do controle de cabeça e apoio de tronco

Promove o desenvolvimento de habilidades motoras, tanto finas e grossas

Melhora a densidade óssea

Ajuda a diminuir contraturas

Ajuda a melhorar o alinhamento do quadril através da carga vertical sobre o mesmo

Protocolo de atendimento

PEDIATHERAPIES baseia sua intervenção em modalidades terapêuticas diferenciadas, onde o paciente é atendido de forma intensiva, através de módulos de 60 a 80 horas mensais, divididas em sessões que duram de 2 a 4 horas diárias de tratamento.
É aplicado ao tratamento, protocolo inicial, composto por alongamentos, massagem, mobilizações articulares, exercícios de aquecimento, co-contração nas articulações, escovação de membros superiores e inferiores, além de exercícios ativo-assistidos.
Além do protocolo, são utilizados equipamentos específicos como a Spider Cage, espaço cercado por uma estrutura metálica, na qual um sistema de elásticos (bungees) é inserido para facilitar o controle postural, com grau de sustentação variável de acordo com a atividade e função trabalhada.
Outro equipamento é a Ability Exercise Unity (A.E.U.) – Monkey, espaço dimensionado como a estrutura anterior, com maca no centro e um sistema de cordas, polias e pesos, onde é realizado o fortalecimento muscular específico.
Os manuseios terapêuticos baseiam-se nos conceitos de cinesioterapia e em abordagens e métodos terapêuticos, tais como Bobath, Kabat, Balance, KinesioTaping, Reabilitação Virtual e Integração Sensorial.
O tratamento foca auxiliar a criança a maximizar suas funções até explorar todo o seu potencial, proporcionando ao paciente a vivência e aprendizagem de habilidades que só são possíveis com as facilitações geradas por esses dispositivos.
Com esta abordagem terapêutica é possível aprimorar aspectos direcionados a ganhos motores e comportamentais.
Realizamos a avaliação padronizada GMFM (Gross motor function mensure), que mensura a função motora grossa, a fim de comparar as habilidades motoras antes e após a aplicação do protocolo Pediasuit. Estabelecemos áreas metas a partir da avaliação inicial.
No gráfico, é possível visualizar os ganhos obtidos em um tratamento de 60 horas.

 

PediaSuit ™ consiste de um colete, shorts, joelheiras e calçados especialmente adaptados com ganchos e cordas elásticas que ajudam a contar o corpo como é suposto para se mover no espaço. Os terapeutas usam o ™ PediaSuit para manter o corpo em alinhamento físico adequado. Durante os exercícios especializados, os terapeutas ajustam os conectores elásticos que topograficamente espelham músculos flexores e extensores, rotadores do tronco e dos membros inferiores. Anexos adicionais de correção da posição dos pés, cabeça e outras áreas do corpo também foram projetados. Um paciente, enquanto usa o Suit passa por vários exercícios, incluindo "a forma de caminhar." O processo funciona como uma estrutura elástica em torno do corpo e não limita a amplitude de movimento, mas acrescenta uma carga de peso adicional sobre ele. Serve também como um apoio externo esquelético de pacientes com doenças neuromusculares (incluindo Paralisia cerebral). O processo facilita a independência no desenvolvimento de novas habilidades motoras grossas e finas, como sentado, em pé e ao andar. Quando usado durante e em conjunto com a fisioterapia, a roupa pode acelerar o progresso de uma criança.

 

Pediatherapies

http://www.pediatherapies.com.br/

comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.