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educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

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EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor

Definição:


O Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor pode ser definido como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das actividades da vida diária, etc.


Características:


- Heterogénea na etiologia e no perfil fenótipico;


- Prevalência desconhecida mas estimada em entre 1 e 3% das crianças com menos de 5 anos de idade;


- Atraso significativo que se situa 2 desvios padrão abaixo da média (dentro da mesma idade) – QI igual ou inferior a 70%.


Intervenção:


Numa primeira fase, a intervenção deve ser efectuada pelo médico comunitário que acompanha a criança, para posteriormente se estabelecer o diagnóstico de um atraso ao nível do desenvolvimento.


O diagnóstico é difícil de efectuar devido à grande variação que existe nas aquisições entre as crianças ditas “normais”. Por outro lado, existem alguns receios por parte dos pais da criança e médicos que dificultam o processo de intervenção, nomeadamente: receio dos pais em aceitar e descrever a situação do seu filho e receio do médico em confrontar os pais com a situação dos seus filhos.


O diagnóstico revela-se eficaz se este for resultante da avaliação do desenvolvimento infantil com vigilância contínua, através da monitorização das áreas de desenvolvimento.


Ao contrário, o diagnóstico não é eficaz se resultar de um procedimento de rastreio, que consiste numa consulta específica, tendo em conta a idade, a evolução do peso, o crescimento, o perímetro craniano, entre outros.


Deve então existir um esforço no sentido de detectar alterações do desenvolvimento o mais precocemente possível através da - intervenção precoce – apesar da maioria dos problemas cognitivos se detectarem só com a entrada para a escola (dislexia, discalculia, etc.).


Esta intervenção auxiliará as crianças e as famílias a encontrarem um equilíbrio justo de expectativas e de estimulação adequada.


Sinais de Alerta:


Motricidade grosseira: não rebola, não puxa, não fica de pé, não anda em linha, …


Motricidade fina: não segura, não junta as mãos, não faz construções, tem dificuldades de preensão, …


Linguagem: não palra, não diz palavras, não constrói frases, não compreende, não fala de um modo inelegível, …


Cognição: não procura, não se interessa por jogos, não categoriza semelhanças, não sabe o nome próprio ou apelido, não sabe contar, não sabe as cores ou qualquer letra, …


Psicossocial: não ri, não estranha, não se consola nem aceita mimos, agride sem provocação, não brinca com outras crianças, …


Diagnóstico Clínico:


Existem dois níveis de diagnóstico: diagnóstico etiológico e diagnóstico descritivo, que visam o acompanhamento clínico e a terapêutica subsequente.


Diagnóstico Descritivo:


Dimensões de descrição:


- Capacidades cognitivas e do comportamento adaptativo;


- Os factores etiológicos e da patologia orgânica associada;


- Aspectos comportamentais, psicológicos e emocionais;


- Condições ambientais de enquadramento sócio-familiar.


Avaliação:


A avaliação é difícil de determinar e exige a distinção entre lesão estática e encefalopatia progressiva.


Advém de várias causas:


Anomalias cromossómicas

11.6%

X-frágil

3.3%

Síndrom. anomalias múltiplas conhecidas

15.8%

Sindrom. neurocutâneos

2.5%

Doenças metabólicas

2.5%

Tóxicos/teratogénicos

0.8%

Encefalopatias hipoxico-isquémicas

2.5%

Infecções

0.8%

Sindrom. epilépticos

8.3%

Malformações cerebrais

3.2%

Sind./anomalias múltiplas indeterminadas

29.1%

Etiologias desconhecidas

19.1%

 


Aspecto Físico:


- Disformias ou malformações minor: na face, nos pavilhões auriculares, na implantação de cabelo, nas mãos e pés, nos genitais, …


- Baixa estatura, de organomegalias, de doença ou malformações em outros órgãos ou sistemas: visual, cardiovascular, gastrointestinal, renal, osteoarticular, …


Diagnóstico de Regressão:


- Doença neurometabólica;


- Doença neurodefenerativa;


- Conjunto de factores:


- Idade do aparecimento de sintomas;


- Padrão de envolvimento relativo ao córtex cerebral;


- Substância cinzenta subcortical;


- Substância branca;


- Do cerebelo;


- O envolvimento paralelo do SNP;


- A associação de desenvolvimento de um ou vários sistemas extra neurológicos.


Exames Complementares de Diagnóstico:


- Historial clínico, pessoal e familiar;


- Exame objectivo (que fornece orientação para o diagnóstico e não dispensa exames complementares específicos).


Exame

Incidência

Sintomas


Cariotipo


Exame cromossómico



Disformias; síndromes; antecedentes familiares.



X-frágil


Rastreio molecular


Mandíbula proeminente; macrocefalia relativa; macrorquidia; pavilhões auricularesgrandes/deslocados; hiperactividade; …



Outros estudos genéticos



Investigações genéticas


Sindrome. de Angelman: atraso na linguagem; atáxica; com epilepsia; …


Sindrome. de Prader-Willi: antecedentes de hipotonia; má progressão ponderal no 1ºano de vida; dificuldades alimentares;hipogenitalismo; hiperfagia; obesidade a partir dos 3 anos; …


Síndrome de Rett: menina autista que sofreu desaceleração do perímetro craniano e tem incapacidade de utilização pragmática das mãos.


Síndrome de Williams: atraso maior nas competências visuo-espaciais do que na linguagem; exageradamente sociável; bochechas grandes e descaídas; cardiopatia congénita e hipocalcémia.


Síndrome de velo-cardio-facial: cardiopatia congénita e hipocalcémia; aplanamento da região malar; fendas palpebrais; mandíbula pequena; voz nasalada.



Estudos metabólicos



Análises de metabolismo


Atraso global do desenvolvimento psicomotor estático e não progressivo.



Neuroimagem



Exame imagiológico do encéfalo


Sinais neurológicos focais; estigmas de uma doença neurocutânea; microcefalia.



E.E.G.



Exame electroencefalográfico


Sugestão de existência de crises epilépticas; regressão no desenvolvimento; clara flutuação nas capacidades psicomotoras.



Chumbo



Sistema nervoso


Crianças com risco de exposição ambiental.



Hormonas tiroideias



Tiróide


Quando não se realiza rastreio ou quando evidencia estigmas de disfunção tiroideia.



Observações especializadas



Rastreio oftalmológico


Casos específicos.



Conclusões/Recomendações:


A investigação etiológica inicia-se através da investigação clínica básica de acordo com três grupos de crianças:


- Doença progressiva;


- Atraso global do desenvolvimento psicomotor estático com antecedentes;


- Atraso global do desenvolvimento psicomotor estático sem antecedentes;



As crianças com atraso global do desenvolvimento psicomotor devem ser sinalizadas e orientadas, usufruindo de medidas pedagógicas e de reabilitação apropriadas, assim como, mantendo um acompanhamento clínico activo como medida de prevenção.


Autoria:


Fernanda Ferreira (Professora)

Marília Dias (Professora)

Pedro Santos (Professor)


Data:


Março de 2006


4 comentários

  • poderemos auxiliar em algum esclarecimento, para isso envie mail para contacto e reuna algum historal acerca do seu filhote

    saudações cordiais
  • Sem imagem de perfil

    Sónia Reis 05.06.2007

    Boa tarde,
    o meu nome é Sónia Reis, sou mãe de um menino com 4 anos de idade , portador de Neurofibromatose .
    O Lourenço já fez por duas vezes exames de avaliação de desenvolvimento. neste ultimo exame foi concluído que o Lourenço apresenta um nível global médio de desenvolvimento abaixo e os valores esperados para a sua idade cronológica , visíveis na escala de griffiths . A área em que apresentou maiores dificuldades foi a coordenação olho-mão , com lacunas ao nível da motricidade fina, em tarefas que envolvam o grafismo, enfiamentos, dobragens e recortes. No entanto todas as áreas evidenciaram valores a baixo da sua idade cronológica .
    Vamos agora seguir as recomendações aconselhadas pelo neuropediatra , programa de intervenção precoce, terapia da fala e apoio educativo individualizado.
    A minha grande preocupação actual, é a colocação do Lourenço num colégio onde ele possa ter oportunidades iguais as das outras crianças, que não seja colocado de parte na realização das actividades pelo facto de ser desatento e hiperactivo. NÃO ESTOU MUITO SATISFEITA COM O DESEMPENHO DO COLÉGIO QUE FREQUENTA DESDE SEMPRE, POIS NÃO TEM TIDO UM ACOMPANHAMENTO DIRECCIONADO PARA AS LIMITAÇÕES DELE, QUE NA MINHA PERSPECTIVA, GRANDE PARTE DELAS PODEM SER SUPERADAS SE HOUVER UMA ATENÇÃO MAIS DIRECCIONADA PARA O SEU CASO. Neste sentido, gostava de saber se me podem ajudar no aconselhamento de um colégio na Margem Sul do Tejo. Resido no Feijó e trabalho em Almada.
    Desde já agradeço toda a atenção dispensada sobre o meu assunto, ficando a aguardar.

    Com os melhores cumprimentos
    Sónia Reis
    919039099
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    Boa tarde, <BR>o meu nome é Sónia Reis, sou mãe de um menino com 4 anos de idade , portador de Neurofibromatose . <BR>O Lourenço já fez por duas vezes exames de avaliação de desenvolvimento. neste ultimo exame foi concluído que o Lourenço apresenta um nível global médio de desenvolvimento abaixo e os valores esperados para a sua idade cronológica , visíveis na escala de griffiths . A área em que apresentou maiores dificuldades foi a coordenação olho-mão , com lacunas ao nível da motricidade fina, em tarefas que envolvam o grafismo, enfiamentos, dobragens e recortes. No entanto todas as áreas evidenciaram valores a baixo da sua idade cronológica . <BR>Vamos agora seguir as recomendações aconselhadas pelo neuropediatra , programa de intervenção precoce, terapia da fala e apoio educativo individualizado. <BR>A minha grande preocupação actual, é a colocação do Lourenço num colégio onde ele possa ter oportunidades iguais as das outras crianças, que não seja colocado de parte na realização das actividades pelo facto de ser desatento e hiperactivo. NÃO ESTOU MUITO SATISFEITA COM O DESEMPENHO DO COLÉGIO QUE FREQUENTA DESDE SEMPRE, POIS NÃO TEM TIDO UM ACOMPANHAMENTO DIRECCIONADO PARA AS LIMITAÇÕES DELE, QUE NA MINHA PERSPECTIVA, GRANDE PARTE DELAS PODEM SER SUPERADAS SE HOUVER UMA ATENÇÃO MAIS DIRECCIONADA PARA O SEU CASO. Neste sentido, gostava de saber se me podem ajudar no aconselhamento de um colégio na Margem Sul do Tejo. Resido no Feijó e trabalho em Almada. <BR>Desde já agradeço toda a atenção dispensada sobre o meu assunto, ficando a aguardar. <BR><BR>Com os melhores cumprimentos <BR>Sónia Reis <BR>919039099 <BR class=incorrect name="incorrect" <a>soniareis938@msn.com</A> <BR class=incorrect name="incorrect" <a>quatrima@century21.pt</A>
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    saudações
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