Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

A Importância da Inclusão

Não é de hoje a preocupação existente nas escolas em inserirem em contextos de ensino regular, crianças e jovens, que pelos mais diversos factores se sentem postos de parte numa sociedade em constante mudança.

 

A deficiência não deve ser vista como um factor impeditivo e de alienação da criança no meio educativo onde está inserida, deve sim ser um ponto de partida para uma junção de forças e apoios educativos que a orientem e integrem como futuro cidadão de pleno.

Já existem escolas que tem vindo a desenvolver esforços no sentido de colmatar esta lacuna.

Como professora de apoio educativo sinto que o contacto destas crianças com as outras, em classe de ensino regular, faz desenvolver sentimentos de respeito, compreensão, solidariedade e diminuindo na criança o sentimento de se sentir de parte.

Tenho noção que as minhas palavras são apenas pequenos metros numa longa estrada que temos que caminhar todos em conjunto, mas também sei que os poucos em breve se tornam muitos.

Bem hajam todas as crianças que de uma forma ou outra são importantes para o nosso desenvolvimento como comunidade escolar.

Joaquina Jacinto (Professora)

 

Data: Novembro de 2006 


 

 


2 comentários

comentar artigo