Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Deficiência Visual

Algo para pensarmos a respeito...

Você quer dizer que tenho uma deficiência visual? Costumo perguntar para vários grupos de pessoas quer tenham ou não uma deficiência visual, mas a maioria são inseguros para responderem se realmente possuem ou não uma deficiência visual. Então, pergunto se alguém usa qualquer tipo de tecnologia que possa ajudar a superar uma "deficiência visual". A maioria das pessoas não costumam entender muito bem sobre o que estou  realmente tentando dizer. Porém, quando olho para um desses grupos de pessoas não é raro ver que muitas delas estão usando algum tipo de tecnologia criada para auxiliar na  visão.

"Quem aqui tem uma visão perfeita?" Pergunto. Neste momento, ao menos umas poucas pessoas percebem o que estou tentando realmente dizer. Uma voz na platéia diz, "eu uso óculos", "Sim", eu diria. "Vocês usam óculos, e óculos são ...?" "Uma tecnologia para melhorar a visão!" diz alguém na platéia; e é exatamente isto que eles são.

Estamos tão habituados a ver as pessoas usando óculos ou lentes de contato que aparentemente  não costumamos considerar ser um tipo de "má visão" ou mesmo podendo ser tratado como uma deficiência. Os cientistas e inventores desenvolveram lentes corretivas para compensar as deformações na forma dos nossos olhos, que oferecem-nos a possibilidade de ver com perfeição, embora de uma maneira um tanto artificial de visão. Muitos de nós temos naturalmente a visão tão viciada que não haveria nenhuma pergunta sobre se teríamos uma deficiência caso não fossem os nossos óculos. A má acuidade visual é tão comum e tão fácil de corrigir com o uso de óculos que muitas vezes esquecemos como poderia ser diferente a nossa vida sem esse incrível dispositivo tecnológico.

Outros de nós possuem algum tipo de deficiência visual que não são tão facilmente corrigidas, nem facilmente esquecidas. Alguns de nós não possuímos a visão como um todo. A Falta total de visão representa os extremos da escala de uma condição que  chamamos de cegueira. Como podemos constatar, a maioria das pessoas que são consideradas "legalmente cegas" possuem algum grau de visão. A cegueira é geralmente definida como uma condição na qual a melhor acuidade visual corrigida é 20/200, ou menos, o campo visual é de 20 graus ou menos. Apesar da falta de acuidade visual, as pessoas que são cegas têm hoje uma incrível variedade de aparatos tecnicos disponíveis para que possam ajudar na falta de visão. Trataremos deste assunto com um olhar mais atento a algumas dessas tecnologias.

A Baixa visão é um outro tipo de deficiência visual, e costuma ser uma condição comum entre os idosos, mas pessoas mais jovens também podem ter esta deficiência, quer devido à genética, lesões traumáticas, ou doenças.

A última grande categoria de deficiência visual é a cegueira-de-cor ou Daltonismo, porém, é provavelmente um exagero chamar o daltonismo de deficiência, uma vez que as condições sob as quais o daltonismo ocorre como uma verdadeira limitação são em casos raros. Ainda assim, é útil para estar ciente do daltonismo quando no projeto e concepção de conteúdo para a Web, tal como em breve poderemos "ver".

In https://www.brasilmedia.com/

comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.