O Dicionário Ilustrado
Proposta de Trabalho
“Organização de um Dicionário Ilustrado”
O Dicionário Ilustrado é uma ferramenta importante no que diz respeito ao desenvolvimento académico da criança ou jovem com Necessidades Educativas Especiais.
Auxilia a aprendizagem da Língua Portuguesa e leitura, assim como contribui para um enriquecimento dos conhecimentos gerais.
Existem várias formas de organizar um dicionário ilustrado. Por outro lado, podemos optar por criar diversos dicionários (consoante o tema).
Exemplo de temas a abordar num dicionário ilustrado:
-Acções/Verbos;
-Nomes Colectivos (conjuntos);
-Números (por extenso);
-A Família (os graus de parentesco);
-Adjectivos;
-Antónimos;
-Sinónimos;
-Objectos (como: Material Escolar; Ferramentas; Primeiros Socorros; etc.);
-Sinais de Trânsito;
-Animais;
-Profissões;
-Instituições;
-Comércio;
-etc.
Existem numerosos temas que podem ser abordados num dicionário ilustrado. O objectivo é fazer com que o aluno desenvolva a memória visual e efectue a associação da palavra escrita à imagem.
O Professor/Educador poderá trabalhar o dicionário na sala de aula de várias maneiras, articulando o mesmo às matérias escolares e às capacidades/ritmos de cada aluno.
Este dicionário de imagens pode ser organizado pelos alunos, com auxílio do professor e de acordo com os objectivos traçados.
Por outro lado, o dicionário ilustrado também pode ser preparado por um professor, psicólogo ou por outros técnicos de forma a possibilitar a comunicação e permitir aprendizagens (servindo de suporte às sessões).
No que diz respeito à organização de uma página, deve-se ter a preocupação de escrever a palavra (ou palavras) em maiúsculas e minúsculas, para facilitar ao aluno o reconhecimento das palavras no dia a dia (que aparecem escritas de diversas formas).
No caso de ser o aluno a conceber o dicionário, também é importante que o aluno copie a palavra com a sua letra e se possível realize a ilustração (de modo a personalizar o dicionário ilustrado).
O dicionário ilustrado apresenta características próprias que permitem que o aluno trabalhe conteúdos de forma espontânea e natural. Articulando matérias como a Língua Portuguesa, Expressão Plástica, Matemática, Estudo do Meio, etc.
À medida que o professor/educador vá ensinando novas palavras, poderá introduzir também a pouco e pouco pequenas frases relacionadas com a mesma (com a palavra ensinada), de modo a acelerar o processo ensino-aprendizagem.
Esta actividade poderá ser apoiada pelos Encarregados de Educação (em casa), a fim de auxiliar e acelerar o Processo Ensino-Aprendizagem do aluno.
Autoria: Prof. Pedro Santos
Data: 2003