Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

A arte como terapia: a descoberta de novos tratamentos para doenças

A arte como terapia: descobrindo novos caminhos

arte e terapia é uma técnica que faz parte da terapia alternativa que tem por objetivo estimular a expressão dos sentimentos internos em forma de arte, seja na pintura, no teatro, na música ou na dança.

A partir dela, muitas pessoas conseguem expressar a sua raiva, angústia e medos que possuem, mas não consegue verbalizar. Ela é utilizada bastante em consultórios psicológicos com crianças, para conseguirem entender melhor os seus sentimentos e a como lidar com eles.

A terapia com mandalas é um exemplo, que tem por objetivo estimular a criatividade, incentivar a descoberta do eu interior e ajudar em exercícios de relaxamento. 

O que faz um arteterapeuta?

A arte faz parte da vida das pessoas desde as épocas mais antigas da humanidade. Mas como uma forma de terapia ela é usada desde o século XIX.  O arteterapeuta é responsável por aplicar técnicas de arteterapia com crianças, adultos e idosos, nos mais diversos ambientes em que haja a necessidade, como escolas, clínicas e hospitais.

Esse profissional utiliza a pintura, a música, o desenho, a dança e outros meios artísticos para canalizar energias e sentimentos, ajudando no autoconhecimento e na reflexão de problemas emocionais. Já existem estudos que comprovam os benefícios da arteterapia no tratamento de depressão, ansiedade, entre outros problemas que afetam a saúde mental.

Dessa forma, o arteterapeuta contribui muito com a psicologia da depressão. Importante frisar que já há muita qualificação nessa área, cada profissional se especializa em um determinado método e vai avaliar qual a melhor técnica para tratar o seu paciente.

Para garantir uma regulamentação e qualidade dos profissionais que trabalham com arteterapia, foi criada em 2006 a UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia). Ela possui um gestão coletiva e democrática, a qual representa os trabalhos desse profissional tão importante.

Por que fazer terapia?

Devemos fazer terapia quando sentimos que a nossa saúde mental não está legal.  Ela é uma boa forma de poder entender e analisar os nossos problemas internos a partir do ponto de vista de um terapeuta.

Quais são os benefícios da terapia?

A terapia surgiu com a missão de tratar problemas emocionais e psicológicos. Nela o indivíduo tem o acompanhamento de um profissional que pode ser terapeuta, psicólogo ou psiquiatra, que o ajudará a entender quais são esses problemas que afetam a saúde mental e como encontrar soluções para resolvê-los.

Confira abaixo a lista com os principais benefícios da terapia:

autoconhecimento - a terapia ajuda o paciente a conhecer melhor sobre si mesmo, suas angústias, crenças, valores e objetivos de vida. Nessas situações, o indivíduo aprende a administrar seus sentimentos, a lidar com as ideias negativas, a melhorar a autoestima e enxergar seus potenciais.

motivação - funciona como uma meta a ser alcançada, as vezes o indivíduo considera muito difícil alcançar algum objetivo pessoal ou profissional. A terapia ajuda a encontrar a origem da falta de motivação, e a encontrar novos impulsos.

relacionamento interpessoal - para ter uma vida social é necessário saber se relacionar com outras pessoas. Algumas pessoas sentem muita dificuldade em fazer isso, seja pela timidez ou por estar enfrentando algum problema, como depressão. A terapia ajuda a desenvolver habilidades sociais.

resolução de problemas - às vezes pequenos problemas diários parecem uma missão impossível de vencer por quem está fazendo tratamento para ansiedade. Com a terapia o paciente consegue colocar ordem nos us objetivos e aprende a organizar o que precisa ser resolvido.

A arteterapia na educação

Muitos estudiosos mostram que o uso da arteterapia na educação pode ser um elemento facilitador da aprendizagem. Ela ajuda as crianças a expressar suas dificuldades, frustrações, interesses, conquistas e afetos. É muito importante no ambiente escolar, valorizando o que a criança tem de melhor.  

A brincadeira artística dentro da arteterapia relaciona um tratamento de forma lúdica, utilizando o jogo como forma de entender situações que aconteceram na vida dessa criança e dominar os próprios sentimentos em relação a isso. O teatro é uma ótima ferramenta para trabalhar os sentimentos no coletivo.

A técnicas da arteterapia podem ocorrer de forma dirigida, com um profissional auxiliando a analisando a criança, ou de forma livre, valorizando a espontaneidade. A própria criança aprende com os seus movimentos, encontrando o seu potencial. Além disso ela é ótima para trabalhar respeito aos outros e as regras, e como forma de comunicação com o mundo.

Algumas curiosidades a respeito da arteterapia

A arteterapia pode ser um grande aliado na psicologia da depressão: as técnicas de arteterapia são muito benéficas para qual queraliza tratamentos de depressão e ansiedade, trazendo melhoras significativas.

Conheça tudo sobre a terapia alternativa para melhorar a saúde mental : o SUS já reconhece várias terapias alternativas, que ajudam em diversos tratamentos, como um complemento aos tratamentos convencionais.

Por que a terapia com mandalas pode trazer benefícios para tratamentos? As mandalas são uma forma de terapia que ajudam o paciente a relaxar, expressar seus sentimentos e entender a si mesmo. É uma ótima ferramenta para ser utilizada em clínicas, hospitais e escolas.

O uso da arte e terapia pode ajudar crianças e idosos: as crianças possuem mais dificuldade para expressar o que sentem, através da arte elas conseguem colocar os sentimentos bons e ruins para fora, entender melhor eles. Os idosos além de descobrirem um novo talento, conseguem fazer a interação social com outras pessoas e tratar problemas da saúde mental.

https://www.educamundo.com.br/