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educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

A braços com a Loucura. Ou melhor... Ensaiando

XLIX

O chupetas futebol clube… Não era mais do que uma assembleia de alunos… Nela discutiam-se vontades e desejos… Argumentavam-se situações e definiam-se objectivos… Era um órgão decisor que projectava e implementava actividades...

Um conjunto de representantes de um grupo... Com poder de deliberação... Enfim... A tal democracia participativa... Associativismo... Neste caso dentro da escola...

Realizaram-se imensas iniciativas ao longo do ano lectivo... Todas organizadas pelos elementos da direcção do clube... Dirigidas a todos...

Fizeram-se caminhadas à sexta feira… Pela cidade e em locais mais campestres… Com subidas e descidas… E percursos mais ou menos sinuosos…

Uma actividade física fácil de ser praticada e acessível a todos... Ajuda a manter a forma física... Melhora a auto estima... Previne e controla a hipertensão... As diabetes e a obesidade... É excelente para a saúde mental...

Organizaram-se jogos de futebol… Que decorriam de uma forma completamente anárquica… Muitos deles… Desconheciam sequer qual era a sua baliza … Ou melhor... Qual era a que tinham de defender e a que tinham de atacar...

Ronaldo era perito em marcar golo na própria baliza e comemorava-o efusivamente… Com o mesmo entusiasmo... Como se fosse de forma correcta...

Carlos… Luís e Roberto… Pareciam estar num nível diferente… Pois possuíam uma maior coordenação motora e conheciam a grande maioria das regras... João era um grande sarrafeiro e Bruninho amuava sempre que perdia… Escondendo o rosto por entre os braços...

Os restantes… Saltavam e corriam atrás dos colegas… Um pouco perdidos e ao acaso... Talvez atrás do barulho... Da bola e da confusão...

Zé entrava e saia do campo quando queria… Na verdade… Pedro não se ralava com isso… Pois o seu objectivo principal era que fizessem algum exercício físico…

Existem várias razões para a inactividade nos deficientes... Como por exemplo... A falta de hábitos de prática regular de actividade física... Carência de oportunidades de prática e de meios... Inexistência de programas adaptados às suas necessidades... Enfim... Até a quebra de apoios financeiros e de profissionais habilitados...

De um modo geral... Procuravam-se elevar as capacidades e habilidades motoras... A autonomia e a segurança... A independência pessoal e social... Com o propósito de incutir hábitos de vida saudável... Assim como... Conhecer novas realidades e adquirir novas competências... Demonstrando atitudes de interesse... Respeito e participação...

Outra das actividades que revelou interesse por parte dos alunos... Foi um torneio de desportos de combate… Isto porque… Era uma mistura de judo e luta greco romana… karaté e improviso... Aprendido na rua ou na televisão...

Carlos desempenhou as funções de árbitro… Os colchões compunham-se no centro do ginásio… O público estava separado por trás de uma fita de balizamento…

Realizaram-se vários combates… Alguns bastante engraçados… Como o de Cristina e Bebé… Esta última atacava a colega sem piedade… Pelo contrário... Cristina ria e fugia… Perguntando... Completamente alheada:

- Que é isso Bebé?... Rum… Rum… Que é isso Bebé?... Rum… Rum…

- Anda cá!... Sua parva! – Chamava Bebé… Cercando-a…

- Então Cristina? – Perguntava para si própria… Em busca de resposta ou reacção... - Então?... Rum… Rum…

Também aconteceram lutas interessantes… Como a de João e Mário… Patrícia e Cláudia… Enfim… Muito mais renhidas e equilibradas...

Roberto lesionou-se logo… Era enorme… Contudo… Apresentava sempre imensa fragilidade… Face a qualquer investida mais fraca deixava-se cair ou magoava-se… Era muito fingido… O que ajudava ao espectáculo...

Luís destacou-se de longe nos mais velhos… E Filipe também… Nos mais novos... Este último… Muito pouco flexível… Mas sempre muito interessado e participativo nas actividades desportivas…

Carlos… O árbitro… Tinha instruções para que todos se cumprimentassem… No início e no final… Com uma saudação… Uma forma de promover o respeito... A cordialidade e o desportivismo...

Noutro dia… Combinaram um torneio de jogos tradicionais… Com estações dispersas por todos os espaços da escola… Com malha… Corrida de sacos… Petanca… Cabra cega e macaca… Lencinho da botica... Jogo do eixo e do galo… E muitos mais…

Estes jogos... Directamente ligados às raízes populares... Associando a história... A sociologia e a etnografia... A psicologia e à própria pedagogia... Transmitidos de geração para geração... De velhos para novos... Com variantes e adaptações... Num convívio saudável... Em que descontraidamente se joga...

As crianças e os jovens daquela escola divertiram-se e os funcionários também …

Para os alunos mais limitados… Pedro criou com os alunos mais velhos… Um local acolchoado no exterior… Para que explorassem os materiais e brincassem livremente…

Realizou-se um dia de ginástica… Com um percurso gímnico adequado e estruturado… Para que os alunos circulassem… Com colchões… Espaldar… Banco sueco e outros obstáculos…

Neste... efectuaram enrolamentos… Rotações e deslocamentos… Equilíbrios… Saltaram e treparam… Gatinharam e rastejaram… Em suma... Experimentava-se a ginástica… Numa fase puramente inicial… Os mais velhos ajudavam… Tentava-se que todos participassem sempre…

No final de cada actividade… Havia uma cerimónia protocolar... Carregada de palmas e alegria... Com a entrega de um diploma de participação para cada um… Assinado pelo presidente do clube... Que era o Carlos… Por Pedro… Que era o professor de educação física… E por dona Filó… A responsável pelo colégio…

Uma das grandes preocupações deste projecto… Era que todos participassem… Mesmo os alunos mais condicionados… Para eles concebiam-se actividades adaptadas e parecidas… Com ajuda… Ao colo ou em apoio… Outras vezes apenas sentados nas cadeiras de rodas… Pois... O objectivo também era o convívio e a interacção social… A exploração do meio… Os cheiros e os sons… Os estímulos visuais… As conversas e os toques…

A verdade é que a cumplicidade e o respeito por estes crescia… Assim como a intimidade… Nascendo uma maior empatia… Sempre que escutavam o seu nome…

Por outro lado… E para a grande maioria… Havia um trabalho de sensibilização e de conquista para a prática desportiva…

A prática desportiva melhora a qualidade de vida... Quando se pratica alguma actividade de carácter desportivo... As crianças e jovens expressam os seus sentimentos... Valores... Assim como a forma de sentir e entender o mundo...

Deste modo... É imperioso que se conheçam as regras... Que se demonstre empenho e uma boa conduta... Tendo em conta os padrões éticos... Morais sociais...

Um dia foram à piscina municipal… Pedro deu a aula numa piscina de vinte cinco metros sem pé… Isto é… Profunda…

O professor contactou a câmara municipal que lhe emprestou duas pistas para trabalhar naquele dia…

Para além disto… Conseguiu convencer algumas das suas colegas a ajudar… A educadora social Martinha… Júlia… Dora e Irene… Vestiram o fato de banho e foram para dentro de água com ele…

O professor armou os mais afoitos… Como Luís… Filipe… Mário… João… Patrícia e Cláudia… Com chouriços… Os restantes… Com maiores dificuldades... Foram com coletes e cintos de hidroginástica…

Fizeram saltos… Cavalinhos… Deslocaram-se de barriga para baixo e ao contrário… Numa espécie de forma de nadar... Enfim... A capacidade do indivíduo dominar a água... Deslocando-se de forma independente e segura sob e sobre a água... Utilizando toda sua capacidade funcional e respeitando suas limitações.. Num movimento de liberdade... Sem qualquer apoio...

A prática de actividades aquáticas propiciam... Neste tipo de alunos... Uma maior resistência por parte do organismo face às mudanças de temperatura... Evitando por isso algumas doenças...

A frequência deste tipo de actividade contribui para o fortalecimento dos músculos... Aumento do equilíbrio e relaxamento muscular... Assim como... Para a diminuição de espasmos e aumento da amplitude dos movimentos corporais... Ajuda na melhoria da postura... Alívio de dores e das tensões do foro psicológico... Entre outras coisas...

Houve que experimentasse o deslocamento sem qualquer alicerce… Foi uma aquisição importante… Ainda assim… Alguns tiveram grandes dificuldades em largar o conforto da parede… Como Bruninho e Ramos… O primeiro abraçou-se a Pedro com tanta força… Que o fez beber alguma água… E Ramos arrancou-lhe parte dos pelos do peito… Mas... A ideia era que todos os experimentassem…

Ainda houve algum tempo no final… Para que o professor entrasse com os alunos da sala de estimulação global I… Com uma fralda à prova de água…

Com a ajuda de algumas colegas... Movimentou-os... Realizou flexão e extensão dos membros... Rotação das articulações… No fundo.. Conheceu com eles… Uma realidade que também desconhecia... A magia da água... Isto é... Um meio estranho que posteriormente os liberta e arranca um sorriso...

A água era de facto um meio surpreendente… Independentemente das suas limitações... Pois... Enaltece e faz sobressair as suas capacidades...

Dentro dela... Executam movimentos impossíveis de realizar fora de água...

Ruben entrou aos gritos… Auto agredindo-se… Com o tempo… A temperatura de todo aquele meio estranho… Acalmou-o e quase que adormeceu… Bento e Rafael… Realizaram movimentos… Habitualmente difíceis… Sem qualquer expressão de incómodo ou dor… Miguel parecia querer nadar.. Efectuando movimentos desconjuntados… Já… Salvador… Parecia um peixe… Chapinando e rindo… Completamente louco e feliz…

Por mais do que uma vez...  Fizeram algumas actividades relacionadas com o atletismo... Como lançamentos... Saltos e corridas... Até um corta-mato de curta distância…

Neste... Obrigaram os alunos a correr… Sobretudo os mais obesos e presos… Ilda teve uma belíssima prestação… Assim como… Filipe… Raquel e Teófilo… Arranjaram-se dorsais com o número na frente e uma enorme fita de meta… Que Irene e Dora Seguraram… Muitos dos alunos cortaram-na mais do que uma vez… De braços jogados ao ar de contentamento… Afinal... Também entendiam o significado da vitória...

Não fosse a corrida... Também ela... Uma forma de expressão... Imensa de técnica e de estratégia... Em percursos mais ou menos sinuosos...

A finalidade destas actividades... Era sensibilizar os alunos para a prática desportiva… Uma vez que... A maioria deles não tinha hábitos de vida saudável… Muitos eram obesos… Pouco flexíveis e colocados à margem por todos por terem dificuldades… Se perdiam sempre… Acabavam por desmoralizar-se e desistir… Muitos criavam estigmas e recusavam o desporto… Pequenas cicatrizes que perduravam e máscaras cerradas que teimavam em sair...

Aos poucos… Com as aulas de educação física… As sessões de psicomotricidade e as actividades do clube... Aquela escola passou a ser mais saudável… Os hábitos eram outros… Muitos dos alunos andavam vestidos diariamente de fato de treino… E percebiam que podiam ser mais fortes... Mais hábeis e mais esbeltos…

A par do exercício físico e dos seus benefícios... Implementaram-se na escola... Toda uma série de estratégias... Com vista a elevar as capacidades e habilidades motoras dos alunos... Assim como... A sua higiene e apresentação...

No que diz respeito à alimentação... Fizeram-se novas ementas e tiveram-se em conta os pressupostos para uma alimentação equilibrada... Ou seja... Ingerir energia na forma de proteínas... Hidratos de carbono... Lipídios e vitaminas... Fibras e água... Cozinhá-los adequadamente e distribuí-los convenientemente ao longo do dia...

Os deficientes... São um grupo de risco... No que se refere à saúde mental... Estando mais susceptíveis ao aparecimento de doenças... Como a depressão e a ansiedade... A falta de motivação e outras coisas...

A prática do exercício físico... A par com uma boa higiene e uma alimentação equilibrada... Contribuem para uma melhoria efectiva da saúde mental... Pois amplifica a capacidade de resistir às exigências da rotina diária e controla os níveis de ansiedade... Combate as depressões... Eleva a auto estima e ajuda na construção de uma identidade pessoal... Própria... Resiliente e saudável...

António Pedro Santos

(Continua)...