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educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

A braços com a Loucura. Ou melhor... Ensaiando

L

Uma vez… Na sala de escolaridade… Pedro levou um gravador e colocou música de fundo…

A banda sonora… Era sublime para contar uma história… Para explicar qualquer situação e auxiliar a concentração dos alunos… Pareciam bem mais dispostos para a aprendizagem…

A música facilita a aprendizagem... Funciona como um referencial... Pois ajuda os alunos a relaciona-la com o conteúdo abordado...

Ramos afiava o lápis… Batendo o pé… Samuel perdera a expressão carrancuda e escrevia… Carrapito… Não tinha a mão na boca… E os sons de Cristina eram mais baixos e pouco frequentes…

Bebé parecia querer dançar… Ainda que sentada… E Filipe gesticulava o seu enorme lápis amarelo… Como se fosse um maestro…

De súbito… Uma nova canção… Uma versão de Bach… Dos Jethro Tull… Bourée...

Uma maviosa flauta invade a sala… O professor aumenta o som da canção… Permitindo que os alunos se levantem… Cada um tem o seu instrumento… Cada um faz a sua dança… Os corpos divagam pelo espaço… Livres e criadores… Sem preconceitos ou prisões…

O professor começa a bailar… Realizando passos de ballet… De dança contemporânea… Posições… Expressões… Tudo arcaico e completamente autodidacta…

Os alunos seguem-no… Gesticulando… Cada um à sua maneira… Com o seu jeito e modo… Sem qualquer preparo…

Os instrumentos aumentam e a música agiganta-se… Os alunos e professor… Exprimem-se com liberdade e confiança…

Ramos... Marreco e quase hirto… Faz umas piruetas de afia na mão… Roda o pescoço e abre os braços… Filipe cai violentamente… Para posições artísticas… Rebolando… Apoiando-se nos ombros e mãos… Até faz flexões…

De mão na boca.. Carrapito movimenta a outra… Para cima e para baixo… Chutando uma perna e outra… Para a frente e para trás... Quando encara o professor… Foge com o olhar… Mas continua e retira a mão da boca e mexe-a também…

Cristina dança quadrada… De pernas abertas… Dois passos para um lado… Dois passos para o outro… De vez em quando levanta os braços e parece sorrir… Bebé imita uma bailarina… Rodopiando sobre si… Levantando o joelho… Esticando a perna... De mão dada com o seu boneco… O seu parceiro Pedro…

Samuel assalta o espaço… Pulando e tentando sempre saltar mais alto… Sem grande arranjo... Compenetrado nos seus movimentos ásperos…

A música evolui e está quase a terminar… Nessa altura… Os alunos estão a dar o máximo… Diversificando as suas acções e levando ao limite a sua representação… Pois sentiram o fim… Sem que este lhes fosse comunicado...

No final… Ficaram estáticos.. Em posições absolutamente encenadas… À excepção de Cristina… Que continuou a marcar passo e que apenas parou… Quando se apercebeu dos colegas…

O professor bateu palmas e disse-lhes que tinham muito jeito para a coisa…

Mais tarde nas sessões de psicomotricidade… Colocou esta actividade em prática…

Sem muito conhecimento… Começou a ensaiar um bailado com esta canção… Dirigido ao grupo de psicomotricidade constituído por Sónia… Os dois clones… Tatiana e Andreia... Hélio e Zé...

No início… Deixou que estes estivessem à vontade… Depois… Baixou as luzes e começou a ensaia-los… Corrigindo-os…

Tatiana balançava o tronco… Para cima e para baixo... Sacudindo a sua cabeça… De um modo espástico...  Amplificando a coisa... Sempre que a música se agravava…

Os clones.. De braços armados e mãos encarquilhadas… Pareciam guizos a tremer…

Hélio batia os pulsos e por vezes parava por algum tempo… Andreia arrastava-se… Expressando-se pouco e por pouco tempo…

Tatiana ajudava-a e convidava-a a bater palmas…

O quadro era giro… Os solistas eram Sónia e Zé… Ela porque… Realmente brilhava... Saltando e rodando o corpo… Espojando-se no chão… E ele porque apenas atravessava o espaço correndo… De microfone na mão… Parando por vezes… Como se estivesse a cantar…

Com o grupo seguinte… Experimentou outra canção… Song for Europe… Dos Roxy Music…

Uma canção lenta… Intensa e que aumenta com o tempo…

Cristina continuava com a sua passada… Cadenciada e disforme...

Mas aqui o professor Fez as coisas de uma outra forma… Combinando movimentos de braços entre Maura e Sara… Sempre iguais…

Raquel e Cristina… Com as pernas.. Alternadas… Bebé e Ilda rodopiavam com os braços ao alto… Como se fossem duas bailarinas…

Ana e Angela… Nas pontas e de costas para o professor… Realizavam agitações corporais cadenciadas…

Posteriormente... Trocavam… Experimentando as posições dos colegas...

O resultado era uma encenação intensa… Onde as energias se concentravam num único propósito...

Não foi fácil trabalhar Ana… Afinal era demasiado tímida… Nem Raquel ou Angela… Mas todas se esforçaram.. Umas mais que outras...

Com o treino frequente… Conseguiram melhorar… Ser mais eficazes… Espontâneas e naturais… Aliviando com a pureza de um acesso à arte… As suas limitações…

António Pedro Santos

(Continua)...