Acessibilidade Digital
As Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG 2.1) desenvolvidas pelo W3C – World Wide Web Consortium têm sido adotadas pela União Europeia e pelos Estados Membros, o que tem acontecido com grande parte dos países que vêm aceitando as WCAG como padrão de acessibilidade a respeitar.
Em Portugal, a Unidade Acesso, atualmente sob a tutela da Agência para a Modernização Administrativa, tem-se dedicado à transposição das diretrizes e tem desenvolvido diversos estudos sobre acessibilidade digital. Outras entidades e grupos têm realizado estudos sobre acessibilidade digital.
O cumprimento destas diretrizes faz com que o conteúdo se torne acessível a um maior número de pessoas com incapacidades, incluindo cegueira e baixa visão, surdez e baixa audição, dificuldades de aprendizagem, limitações cognitivas, limitações de movimentos, incapacidade de fala, fotossensibilidade bem como as que tenham uma combinação destas limitações. Seguir estas diretrizes faz também com que o conteúdo Web se torne mais usável aos utilizadores em geral.