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educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

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EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Acessibilidade na Web - Introdução

Introdução

Hoje em dia a maioria das pessoas simplesmente não podem conceber a vida sem o uso da internet. Através dela podemos ter acesso a bancos, notícias, e-mails, compras e divertimento, em qualquer hora do dia ou da noite. Algumas chegam mesmo a argumentar que nenhuma outra invenção foi mais revolucionária desde que Gutenberg's inventou a imprensa em 1400. Agora, ao click do mouse o mundo pode estar "sob seus dedos" — isto é, se você pode usar um mouse... poder ver a tela... e pode ouvir o rádio — em outras palavras, se você não tem uma incapacidade ou deficiência física de qualquer espécie.

Esta apresentação deve lhe ajudar a entender como as pessoas com incapacidades usam a internet, as possíveis frustrações que podem sentir quando não podem acessar a internet ou ver um site, e o que você pode fazer para tornar seu web site mais acessível.

A Web oferece oportunidades sem precedentes

A internet é uma das melhores coisas que poderia acontecer para às pessoas com incapacidades. Pode ser que você não tenha pensado bem sobre este ponto de vista, mas tudo o que tem que fazer é pensar a respeito de como era a vida a alguns poucos anos atrás antes de existir a internet e verá qual a importância. Por exemplo, antes da internet, como pessoas cegas poderiam ler jornais? Em princípio eles simplesmente não podiam;  Fitas de áudio ou impressões em Braille eram caros - uma versão dominical em Braille do jornal New York Times seria por demais volumosa para ser prática. No melhor dos casos, eles podiam pedir que um membro de família ou amigo lesse o jornal para eles. Este método pode funcionar, mas força o deficiente visual ser dependente de outras pessoas.

Hoje em dia, a maioria dos jornais publica seu conteúdo on-line, num formato que tem potencial para ser lido por "leitores de tela" (screen readers) usado por cegos. Estes programas de software lêem texto eletrônico em voz alta de modo que pessoas cegas possam usar computadores e possam ter acesso a qualquer conteúdo de texto pelo computador. De um momento para outro, as pessoas cegas não têm mais que contar com a ajuda de outras pessoas para ler um jornal. Agora, já não precisam mais esperar para comprar fitas caras de áudio ou impressões volumosas em Braille. Eles simplesmente podem usar "abrir o browser" para entrar no site de seu jornal favorito ou usar um sistema de pesquisa e escutar com seu "leitor de tela" a leitura do jornal; e isto pode ser feito quando querem, logo que o conteúdo é publicado.

De maneira semelhantemente, as pessoas com incapacidade motora que não podem pegar um jornal nem virar suas páginas para acessar jornais on-line com seu computador, usando certas tecnologias de assistência é possível adaptar a interface do computador as próprias incapacidades. Às vezes as adaptações são simples, tais como usar uma vareta ou objeto que permita tocar nas teclas e usar os comandos do teclado. Em outros casos, as adaptações são mais sofisticadas, como no uso de teclados especiais ou software para rastreio-de-olhar (eye-tracking) que permite as pessoas fazerem uso de um computador com nada mais que os movimentos dos olhos. As pessoas que são surdas sempre tiveram a possibilidade de lerem jornais por conta própria, então pode até parecer que a internet não oferece o mesmo tipo de emancipação que proporciona aos outros deficientes cegos ou com incapacidade motora, mas podem ler cópias on-line de assuntos importantes e ver conteúdo multimídia que seja feito corretamente. Muitas pessoas com incapacidades cognitivas também podem beneficiar-se muito da estrutura e flexibilidade do conteúdo da internet.

Falhando ao usar todo o potencial da Web

Apesar do grande potencial da internet para pessoas com incapacidades, este potencial não é em grande parte realizado. Por exemplo, alguns sites só podem ser navegados usar um mouse, e só uma pequena  porcentagem de vídeos ou conteúdo multimídia foi "legendado" para os Surdos. E se o conteúdo de um site somente pode ser acessado com o uso de um mouse? O que as pessoas fazem se não podem usar um mouse? E o que fazer se os responsáveis no desenvolvimento do site usam gráficos e imagens ao invés de texto? Se os "leitores de tela" só podem ler texto, como seria possível para as pessoas cegas lerem textos disponibilizados nas imagens?

Assim que começar a fazer este tipo de pergunta, poderá ver que na internet existem falhas potenciais de acessibilidade para pessoas com incapacidades. A internet tem o potencial de revolucionar o acesso a informação para as pessoas com incapacidade, mas se não formos cuidadosos podemos colocar obstáculos pelo caminho, destruindo este potencial e deixando as pessoas com incapacidade igualmente dissuadidas e dependentes de outras pessoas, como antigamente.

Pessoas com Incapacidades na Web

Embora as estimativas possam variar, a maioria dos estudos mostra que aproximadamente um quinto (20%) da população tem algum tipo de incapacidade. Nem todas estas pessoas possuem incapacidades que possa dificultar o acesso a internet, mas não deixa de ser uma porção significativa da população. Vendo sob o ponto de vista comercial seriamos imprudentes ao propositalmente excluirmos de nosso site um percentual de 20, 10, ou mesmo 5 por cento de clientes potenciais. Para as escolas, universidades e entidades de governo não seria apenas imprudente, mas em muitos casos, também estaria caminhando em sentido contrário ao da lei.

Cada uma destas importantes categorias de deficiências exigem certos tipos de adaptações no projeto do conteúdo de um web site para internet. Na maioria das vezes estas adaptações beneficiam a todos, e não somente as pessoas com incapacidades. Quase todo o mundo beneficia-se de ilustrações úteis, dispostas de maneira adequada - conteúdo organizado e clareza na navegação. De forma semelhante, enquanto as legendas são uma necessidade para usuários  Surdos, eles também podem ser úteis a outros, incluindo qualquer um que veja um vídeo sem áudio.

As experiências de Estudantes com Deficiências

Os estudantes nesta apresentação em vídeo compartilham algumas de suas experiências com a internet e acessibilidade. Por favor selecione uma das seguintes opções:  

 Windows Media

 Quicktime

 Transcript

Implementando a Acessibilidade na Web

Antes que qualquer um possa fazer seu web site acessível, é necessário entender Acessibilidade, comprometer-se com os ideais de acessibilidade e aprender como implementá-la, assim como também entender suas obrigações legais.

Compromisso e responsabilidade

Consciência. O fundamento para qualquer tipo de compromisso com a Acessibilidade na internet trata fundamentalmente de consciência. A maioria dos desenvolvedores de sites na internet não faz oposição ao conceito de tornar a internet acessível às pessoas com incapacidades. A maioria dos erros de acessibilidade em web sites é resultado de falta de consciência e conhecimento, antes que malícia ou apatia.

Liderança.Entender que este assunto é de vital importância é o primeiro passo importante, mas não resolve o problema, especialmente em grandes organizações. Se a liderança de uma organização não expressa compromisso com os padrões de Acessibilidade na internet existem poucas possibilidades de que o conteúdo do web site da organização seja acessível. No momento atual, normalmente alguns desenvolvedores fazem o próprio conteúdo acessível, enquanto a maioria não se incomoda ou tem consciência da importancia do assunto, assumindo que não seja esperado nada deles.

Políticas e Procedimentos.Mesmo quando líderes expressam seu compromisso com uma idéia, se a idéia não é apoiada por políticas bem definidas tende a ser perdida entre as rotinas cotidianas. Para uma grande organização a melhor maneira de implementar mudanças é criar uma política interna que possa esboçar padrões específicos, procedimentos, e métodos para controle dos resultados.

Treinando e suporte técnico

Às vezes alguns desenvolvedores temem que seja mais caro e que possa exigir mais tempo para criar sites acessíveis na internet do que criar sites inacessíveis. Este temor é em grande parte falso. Os benefícios em fornecer acesso a um número maior de visitantes quase sempre excedem o tempo necessário para um desenvolvedores bem informado implementar Acessibilidade.

Um desenvolvedores pode aprender o básico sobre Acessibilidade em apenas alguns dias, mas, como qualquer habilidade técnica, normalmente pode levar alguns meses para que o processo de automatização interna da mente se acostume aos procedimentos, assim como acontece com o aprendizado de outras técnicas. Recursos on-line, tal como a lista de conversas de e-mail da WebAIM, fórunsboletim mensal, e guia de Acessibilidade em Cd-rom fornecem recursos relevantes para administradores, webmasters, e desenvolvedores. Existem muitos profissionais que podem ajudar sua Empresa ou organização para assegurar um alto nível de Acessibilidade. O WebAIM oferece treinamento onsiteconsultoria & suporte técnicosites com design acessível, e outros serviços.

Leis e padrões

Caso viva nos Estados Unidos, as leis aplicáveis incluem ADAIDEA, e o Ato de Reabilitação de 1973 (Rehabilitation Act of 1973 - Sections 504 e Section 508). Muitas leis internacionais também endossam os padrões de acessibilidade.

Guia de Acessibilidade para Conteúdo na Web fornece um conjunto de diretrizes internacionais. São desenvolvidos pelo Worldwide Web Consortium (W3C), o corpo governamental da Web. Estas diretrizes são a base para a maioria das leis de Acessibilidade para a Web no mundo. A versão 2,0 (atualmente em desenvolvimento) destas diretrizes é baseada em quatro princípios:

Perceptível:: Disponível aos sentidos (visão e ouvindo principalmente) tanto através do uso de browser ou pelas tecnologias de assistência a deficientes (por exemplo leitores de tela, ampliadores de tela, etc.)

Operacional:: Os usuários podem utilizar todos controles e elementos com interatividade usando um mouse, teclado, ou um artifício de assistência ao deficiente.

Compreensível:: O conteúdo deve estar descrito com clareza, limitando a confusão e ambigüidade.

Robusto: Um vasto leque de tecnologias (incluindo os antigos e os novos Browser´s de usuários e as tecnologias de assistência a deficientes) podem ter acesso ao conteúdo. Estas primeiras letras destes quatro princípios o acrônimo POUR (em inglês). Este acrônimopode ajudar a lembra-se deles.

Princípios de Acessibilidade para Projetos  

Logo abaixo você encontrará uma lista de alguns princípios chaves para Acessibilidade em seus projetos. A maioria dos princípios de acessibilidade podem ser implementados facilmente e não terão impacto total no "design e visual" de seu web site.

Forneça texto alternativo apropriado

Texto alternativo fornece uma alternativa textual ao conteúdo não-texto (imagens por exemplo) das páginas da web. É especialmente útil para as pessoas que possuem deficiência visual e necessitam de um leitor de tela para que o conteúdo do website possa ser lido para eles.

Forneça cabeçalhos para tabelas de dados

No ambiente on-line as tabelas são usadas para arranjos e organização de dados. As tabelas que são usadas para organizar dados de tabulação devem ter cabeçalho apropriado na tabela (o elemento <th> ). As células de dados devem ser associadas com seu cabeçalho apropriado, fazendo com que seja mais fácil para usuários de leitores de tela navegarem e entenderem a tabela de dados.

Assegure que seus usuários podem completar e enviar formulários

Certifique-se que cada elemento do formulário (campo de texto, checkbox, lista de dropdown, etc.) possui uma etiqueta e assegura-se que essa etiqueta é associada ao elemento correto do formulário, usando a Etiqueta <label> . Certifique-se também que os usuários podem enviar o formulário e recuperar as informações caso ocorra qualquer erro, tal como no caso do não preenchimento de algum dos campos necessários.

Certifique-se de que os links fazem sentido para o contexto

Cada link deve fazer sentido se o texto do link é lido por si mesmo. Os usuários de leitores de tela podem escolher ler apenas os links numa página do site. Certas frases como "click aqui" e "leia mais..." devem ser evitadas.

Forneça Closed Caption ou legenda oculta nas cópias para meios de comunicação tais como Vídeos.

Com arquivos de áudio uma transcrição pode ser suficiente.

Assegure padrões de acessibilidade ao conteúdo para arquivos não-html, incluindo Arquivos PDF, documentos Microsoft Word, apresentações em PowerPoint e conteúdo no formato Adobe Flash Player.

Além de todos os outros princípios listados aqui, documentos em PDF e outros conteúdos em formato não-html devem estar tão acessível quanto possível. Se você não pode faze-lo acessível, considere usar HTML, no mínimo, fornecendo uma alternativa acessível. Os documentos em PDF também devem incluir uma série de etiquetas para fazer com que seja mais acessível. Um arquivo PDF que utiliza Etiquetas tem a mesma aparência, porém, é quase sempre mais acessível para pessoas usando um leitor de tela.

Permita que os usuários pulem elementos repetitivos na página

Deve ser fornecido um método que permita aos usuários pularem a navegação ou outros elementos que repetem em cada página. Isto normalmente é realizado fornecendo um link em cima da página como "Pular para Conteúdo", "Ir para Conteúdo Principal," ou "Pular Navegação" indo para o conteúdo principal da página.

Não conte com cores para transportar significados

O uso de cores pode aumentar a compreensão, mas não use uma cor só para transportar informação. Essa informação pode não estar disponível caso a pessoa seja daltônica e estará indisponível para usuários de leitores  de tela.

Assegure-se que o conteúdo está escrito claramente e de fácil leitura

Há muitas maneiras de fazer seu conteúdo mais fácil de ser entendido. Escreva com clareza, use fontes com bom destaquee faça uso de cabeçalhos e listas de forma apropriada..

Faça JavaScript ser acessível

Certifique-se de que os manipuladores de JavaScript (JavaScript event handlers) são artifícios independentes (por exemplo, eles não exigem o uso de um mouse) e tenha certeza que sua página não precisa de JavaScript para funcionar.

Design com padronização

O uso de HTML compatível e padrões de acessibilidde criam páginas mais robustas e fornecem melhores condições para a otimização do site para os sistemas de Busca. Os arquivos de “Folhas de Estilo” (Cascading Style Sheets) – CSS - permite que seja separado o conteúdo da apresentação. Este recurso fornece mais flexibilidade e acessibilidade para o conteúdo do seu site.

Esta lista não apresenta todas os assuntos sobre acessibilidade, mas descreve os princípios básicos para que você  tenha certeza de propiciar maior acessibilidade ao conteúdo do seu site na Web para todo o mundo. Caso tenha interesse você também pode aprender mais sobre acessibilidade conhecendo nossos artigos recursos.

Conclusão

A web oferece para as pessoas com deficiência muitas oportunidades que são indisponíveis em qualquer outro meio. Ela  oferece independência e liberdade. No entanto, se um web site não é criado tendo em mente o uso dos padrões de Acessibilidade da Web poderá estar sendo excluindo um segmento significante da população que poderia ganhar muito  mais com o uso da Internet. As maiorias das pessoas não pretendem excluir as pessoas com deficiência. Partindo do momento em que as organizações e designers tornam-se conscientes para implementar a Acessibilidade, eles estão  garantindo que o seu conteúdo pode ser acessado por uma quantidade muito maior da população.

In https://www.brasilmedia.com/

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