Competências Essenciais para a aprendizagem ao longo da vida
As Competências Essenciais para a aprendizagem ao longo da vida são:
- Competências matemáticas e no domínio das ciências, da tecnologia e da engenharia: trata-se da capacidade de desenvolver e aplicar noções e raciocínio matemático para resolver um conjunto de problemas em situações do dia a dia. A competência matemática envolve, em diversos graus, a capacidade e a disponibilidade de utilizar modelos matemáticos de raciocínio e apresentação (fórmulas, gráficos, tabelas). A competência em ciência refere-se à capacidade e disponibilidade de explicar o mundo natural, recorrendo aos conhecimentos e à metodologia empregue, nomeadamente a observação e a experimentação, com o objetivo de identificar questões e retirar conclusões baseadas em provas. A competência em tecnologia e engenharia é vista como a aplicação desses conhecimentos e metodologias para dar resposta aos desejos e necessidades das pessoas. A competência em ciências, tecnologia e engenharia implica a compreensão das mudanças causadas pela atividade humana e da responsabilidade de cada cidadão.
- Competências multilingues: esta competência define a capacidade de utilizar línguas diferentes (falar, escrever, ler e ouvir) de forma adequada e eficaz para a comunicação.
- Competências de literacia: literacia é a capacidade de identificar, compreender, expressar, criar e interpretar conceitos, sentimentos, factos e opiniões, tanto na forma oral como escrita, com recurso a materiais visuais, sonoros/de áudio e digitais em várias disciplinas e contextos. Requer a capacidade de comunicar e interagir eficazmente com os outros, de forma adequada e criativa.
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Competências de sensibilidade e de expressões culturais: é a capacidade de trabalhar eficazmente numa equipa multinacional. Respeitar e estar ciente das diferenças culturais, e trabalhar eficazmente com pessoas provenientes de diversos contextos sociais e culturais.
- Competências de empreendedorismo: refere-se à capacidade de agir perante oportunidades e ideias, e de as transformar em valor para os outros. Tem por base a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas aliados à iniciativa, perseverança e capacidade de trabalhar em colaboração para planear e gerir projetos com valor cultural, social ou financeiro.
- Competências de cidadania: é a capacidade de agir enquanto cidadão responsável e de participar plenamente na vida cívica e social, com base na compreensão de conceitos e estruturas sociais, económicas, jurídicas e políticas, e também nos desenvolvimentos globais e na sustentabilidade.
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Competências pessoais, sociais e de «Aprender a aprender»: é a capacidade de refletir sobre si próprio, gerir eficazmente o tempo e a informação, trabalhar com outras pessoas de forma construtiva e gerir a sua própria aprendizagem e carreira. Inclui a capacidade de lidar com a incerteza e a complexidade, aprender a aprender, apoiar o próprio bem-estar físico e emocional para manter a saúde física e mental. O objetivo é conseguir levar uma vida consciente ao nível da saúde e orientada para o futuro.
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Competências digitais: As competências digitais envolvem a adesão e a utilização confiante, crítica e responsável de tecnologias digitais na aprendizagem, no trabalho e na participação na sociedade. Nelas se incluem a informação e a literacia de dados, a comunicação e a colaboração, a literacia mediática, a criação de conteúdos digitais (incluindo a programação), a segurança (incluindo o bem-estar digital e as competências associadas à cibersegurança), as questões relacionadas com a propriedade intelectual, a resolução de problemas e o espírito crítico.
A oito competências têm o mesmo grau de importância.
As competências como o espírito crítico, a resolução de problemas, o trabalho em equipa, a capacidade de comunicação e negociação, as capacidades analíticas, a criatividade e as competências interculturais são transversais a todas as competências essenciais.