Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

Pessoas com Deficiência

Trajetórias Sociais e Políticas

Educação física e deficiência visual

Convergências e possibilidades

ENCONTRAR SONHOS - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO EXCECIONAL - PORTUGAL

A Associação Encontrar Sonhos tem como principais objectivos a recuperação, integração e bem estar de jovens com deficiência - desenvolvendo uma intervenção que sensibilize a sociedade quanto aos deveres de respeito, inclusão e solidariedade.

A sociedade, de uma forma geral, ainda não conseguiu libertar-se de preconceitos que acarretam a adopção de comportamentos de segregação e marginalização explícita das pessoas deficientes. Estas atitudes reflectem-se na falta de oportunidades e no isolamento social.

Assim sendo,Encontrar Sonhos - Associação de Pais e Amigos do Excecional pretende ser uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste num conjunto de serviços, destinados a desenvolver actividades para jovens e adultos com deficiência grave e profunda.

Esta instituição tem como objectivo principal  proporcionar aos seus utentes actividades que lhes permita uma melhor integração e participação na sociedade e melhorar a qualidade de vida.

Neste sentido, a Associação Encontrar Sonhos, irá desenvolver um programa de ocupação promovendo treino contínuo para que tenham cada vez mais autonomia nas actividades da vida diária relacionadas com higiene pessoal e alimentação.

Objectivos
  1. Gerais:

Criar condições que permitam o desenvolvimento da pessoa com deficiência, aos níveis emocional, cognitivo e social, maximizando a autonomia e procurando o seu bem estar, com respeito às suas características especiais e necessidades, visando sempre uma melhor inclusão social.

  1. Específicos:

Acolher jovens (a partir dos 16 anos) e adultos portadores de deficiência grave e profunda;

Assegurar a satisfação básica das necessidades dos clientes e das famílias;

Prestar cuidados de natureza psicossocial aos clientes e suas famílias;

Desenvolver actividades de ocupação de tempos livres;

Promoção do desenvolvimento pessoal e social;

Desenvolvimento das capacidades que permitam o exercício de tarefas produtivas ou de lazer;

Desenvolvimento de competências de relacionamento interpessoal;

Desenvolvimento de competências ao nível psicomotor e cogntivo.

Encontrar Sonhos - Associação de Pais e Amigos do Excecional, destina-se a pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18 anos residentes no barlavento algarvio. Cujas capacidades não permitam, temporária ou permanentemente, o exercício de uma actividade produtiva.

A dinâmica da instituição terá uma forte componente lúdica proporcionando aos jovens/adultos momentos de boa disposição e alegria elevando a sua auto-estima  fazendo com que se sintam úteis, respeitados e aceites pela sociedade.

Para darmos continuidade a este projecto necessitámos da ajuda de todos e a nossa prioridade, no momento, é a aquisição de uma carrinha de nove lugares para fazer o transporte destes jovens que são uma ternura e são felizes com muito pouco basta um SORRISO ou um CARINHO.

Encontrar Sonhos - Associação de Pais e Amigos do Excecional

PORTIMÃO - PORTUGAL

http://encontrar-sonhos.comunidades.net/index.php