ENTREVISTA - Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais
ENTREVISTA
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS
Com Marco Rodrigues
Secretario da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais
A Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO) representa os terapeutas ocupacionais ao nível nacional, junto de associações congéneres, entidades, instituições, escolas, utentes e público em geral, e ao nível internacional através do Conselho Europeu de Terapeutas Ocupacionais - COTEC - e da Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais - WFOT.
https://www.ap-to.pt/
EDUCAÇÃO DIFERENTE - O que é a Terapia Ocupacional?
APTO - A Terapia Ocupacional é uma ciência da área da saúde, que estuda e analisa o ambiente, a ocupação e a pessoa de modo a resolver problemas existentes permitindo habilitar para a ocupação de forma a promover a saúde e o bem-estar. Com este objetivo atua (em parceria com pessoas e organizações) para otimizar a atividade e participação, tal como definido pela World Health Organisation’s na International Classification of Functioning and Disability (2002). Neste sentido, promove a capacidade de indivíduos, grupos, organizações e da própria comunidade, de escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, ocupações que estes considerem significativas.
EDUCAÇÃO DIFERENTE - Qual é a relação da Terapia Ocupacional com o desenvolvimento das capacidades da criança ou utente?
APTO - A Ocupação é essencial para o desenvolvimento das capacidades do ser humano e é algo que existe desde a 1ª infância (através do brincar) até à idade adulta, nas suas atividades diárias, produtivas ou de lazer. Ao intervir com a criança ou utente o terapeuta ocupacional vai trabalhar os componentes que estão afetados sejam estes motores, percetivo/cognitivos ou sensoriais. Havendo algum tipo de disrupção neste desempenho ocupacional, por condições agudas ou crónicas, há uma interferência direta na saúde do utente, qualquer que seja a sua idade. A Terapia Ocupacional defende isso mesmo, a promoção da saúde através do envolvimento ativo e eficaz em ocupações.
EDUCAÇÃO DIFERENTE - O que faz um Terapeuta Ocupacional?
APTO - Indo ao encontro da definição apresentada relativamente à Terapia Ocupacional, o terapeuta ocupacional é o profissional de saúde que promove a independência e autonomia do utente nos diferentes contextos em que este se insere. Para tal, avalia e intervém em vários domínios: desde a própria pessoa, a ocupação e o ambiente em que esta é realizada. Pode fazê-lo trabalhando e melhorando as dificuldades que a pessoa apresenta, ou adaptando o ambiente ou a ocupação, simplificando-os.
EDUCAÇÃO DIFERENTE - Quais são as áreas de intervenção da Terapia Ocupacional?
APTO - Os terapeutas ocupacionais podem atuar em diversas áreas de intervenção com pessoas de todas as idades. Pode intervir em situações pediátricas, ortopédicas, reumatológicas, traumatológicas, cirúrgicas, neurológicas, de saúde comunitária, de entre outras. Em todas estas áreas, como já viemos referindo, o objetivo prende-se sempre com a promoção da funcionalidade, autonomia e independência de modo a melhorar a Qualidade de Vida, Bem-estar e Participação.
EDUCAÇÃO DIFERENTE - Qual é o papel do Terapeuta Ocupacional como elemento de uma equipa multidisciplinar que trabalha em articulação com professores, família e outros técnicos?
APTO - O papel do terapeuta ocupacional pode ser muito vasto enquanto elemento de uma equipa multidisciplinar. Com qualquer que seja o elemento da equipa, o principal é sempre estabelecer objetivos que vão ao encontro das necessidades da pessoa, tentando dar enfoque na independência e na autonomia de modo complementar. A partilha, a interajuda e a complementaridade são essenciais no trabalho em equipa. Enquanto Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, muitas vezes, através da avaliação que fazemos dos utentes, conseguimos ajudar outros profissionais de saúde, nomeadamente os médicos, na identificação do diagnóstico ou esclarecimento de dúvidas. Ao vermos a pessoa como um todo, a observação que fazemos e a forma como intervimos pode ajudar a controlar comportamentos dos utentes e dar estratégias de relação para que, por exemplo, a família ou mesmo os professores consigam lidar melhor com as condicionantes da pessoa.
EDUCAÇÃO DIFERENTE - Há quantos anos existe a Associação? Quantos sócios tem?
APTO - A Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais existe desde 1960, tendo contudo sido legalizada em 1975, após o 25 de abril, como todas as associações profissionais. Neste momento conta já com mais de 500 sócios. Este número tem vindo a aumentar nos últimos anos, mas fica ainda aquém do número total de terapeutas ocupacionais a exercer em Portugal.
EDUCAÇÃO DIFERENTE - Qual ou quais são os principais papeis da Associação?
APTO - Numa altura em que os desafios na área da saúde são crescentes, os principais papéis da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais são representar os Terapeutas Ocupacionais ao nível nacional, junto do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Segurança Social, de associações congéneres, entidades, instituições, escolas, utentes e público em geral, e ao nível internacional através do Conselho Europeu de Terapeutas Ocupacionais - COTEC - e da Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais - WFOT. Além disto, pretendemos incentivar e promover a formação contínua dos terapeutas ocupacionais, através de formações específicas, jornadas e congressos.
EDUCAÇÃO DIFERENTE - Como vê actualmente a Terapia Ocupacional em Portugal? Quais são as maiores dificuldades?
APTO - A Terapia Ocupacional está em franco desenvolvimento em Portugal. Os desafios são muitos e em vários sectores, passando desde a necessidade de melhor regulamentação da profissão, com a criação de uma Ordem Profissional, ao reconhecimento da mesma com a integração efetiva, e a todos os níveis, destes profissionais, na Carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.
EDUCAÇÃO DIFERENTE - Qual é a importância da formação contínua ou ao longo da vida, no desenvolvimento do profissional?
APTO - A atualização teórica e prática dos profissionais de saúde é essencial, sendo que os Terapeutas Ocupacionais não são exceção. Só assim é possível dar uma resposta adequada às necessidades de cada utente, de acordo com a evolução constante dos paradigmas dos cuidados de saúde, das tecnologias e da inovação na saúde em geral e em particular na Terapia Ocupacional.