Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
As medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão têm como finalidade a adequação às necessidades e potencialidades de cada aluno e a garantia das condições da sua realização plena, promovendo a equidade e a igualdade de oportunidades no acesso ao currículo, na frequência e na progressão ao longo da escolaridade obrigatória.
Estas medidas são desenvolvidas tendo em conta os recursos e os serviços de apoio ao funcionamento da escola, os quais devem ser convocados pelos profissionais da escola, numa lógica de trabalho colaborativo e de corresponsabilização com os docentes de educação especial, em função das especificidades dos alunos.
A implementação das medidas ocorre em todas as modalidades e percursos de educação e de formação, de modo a garantir que todos os alunos têm igualdade de oportunidades no acesso e na frequência das diferentes ofertas educativas e formativas.
As medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão estão organizadas numa abordagem multinível, compreendendo medidas universais, seletivas e adicionais.
As medidas são mobilizadas ao longo do percurso escolar do aluno, decorrentes da avaliação e monitorização sistemática dos progressos do aluno. Poderão ser aplicadas cumulativamente, consoante as necessidades do aluno.
A definição das medidas é decidida pela equipa multidisciplinar, ouvidos os pais/encarregados de educação e outros técnicos que acompanhem os alunos.
As medidas universais correspondem às respostas que a escola mobiliza para todos os alunos de forma a promover a participação e a melhoria das aprendizagens e poderão incidir em:
- Diferenciação pedagógica;
- Acomodações curriculares;
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Enriquecimento curricular;
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Promoção do comportamento pró-social;
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Intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos (entre outras).
As medidas seletivas dirigem-se a alunos que evidenciam necessidades de apoio à aprendizagem que não foram supridas pela aplicação de medidas universais. A mobilização de medidas seletivas implica a elaboração de relatório técnico-pedagógico, pela equipa multidisciplinar e poderão incidir em:
- Percursos curriculares diferenciados;
- Adaptações curriculares não significativas;
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Apoio psicopedagógico;
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Antecipação e o reforço das aprendizagens;
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Apoio tutorial.
As medidas adicionais dirigem-se a alunos que evidenciam dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagens que exigem recursos especializados e que podem incidir em::
- Frequência do ano de escolaridade por disciplinas;
- Adaptações curriculares significativas;
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Plano individual de transição;
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Desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino estruturado;
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Desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social.
in DLnº54/2018