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educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

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EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Os 9 Princípios Básicos de Intervenção com Alunos Autistas

Um ensino que se alinha melhor aos estilos de aprendizagem de alunos autistas leva em consideração os seguintes princípios-chave:

  • Apresente as informações visualmente para explicar rotinas, mudanças, conceitos, situações sociais, etc.
  • Forneça acesso a todas as informações relevantes e necessárias para a aprendizagem e ofereça diferentes exemplos do mesmo conceito.
  • Permita que os alunos manipulem e experimentem para que possam comparar uma informação com outra.
  • Apresentar as informações de forma estruturada, como diagrama, gráfico, facilita o processamento das informações.
  • Forneça feedback informativo, necessário para a aprendizagem, para permitir que o aluno atualize a sua organização de informações.
  • Utilize os pontos fortes e os interesses do aluno autista, evitando subestimar suas habilidades.
  • Dê tempo para que a aprendizagem ocorra, pois, alunos autistas geralmente precisam de mais tempo para aprender.
  • Ajuste os métodos/formas de comunicação para apoiar a aprendizagem e garantir que o aluno entenda o que se espera dele em determinada situação e seja capaz de responder.
  • Forneça os meios para observar a aprendizagem alcançada pelo aluno autista e ofereça diversas oportunidades para demonstrar o desenvolvimento das suas habilidades.

Vários destes princípios apoiam imediatamente as funções executivas de alunos autistas. Eles ajudam a reduzir, antecipadamente, situações que geram stresse para esses alunos.