Os 9 Princípios Básicos de Intervenção com Alunos Autistas
Um ensino que se alinha melhor aos estilos de aprendizagem de alunos autistas leva em consideração os seguintes princípios-chave:
- Apresente as informações visualmente para explicar rotinas, mudanças, conceitos, situações sociais, etc.
- Forneça acesso a todas as informações relevantes e necessárias para a aprendizagem e ofereça diferentes exemplos do mesmo conceito.
- Permita que os alunos manipulem e experimentem para que possam comparar uma informação com outra.
- Apresentar as informações de forma estruturada, como diagrama, gráfico, facilita o processamento das informações.
- Forneça feedback informativo, necessário para a aprendizagem, para permitir que o aluno atualize a sua organização de informações.
- Utilize os pontos fortes e os interesses do aluno autista, evitando subestimar suas habilidades.
- Dê tempo para que a aprendizagem ocorra, pois, alunos autistas geralmente precisam de mais tempo para aprender.
- Ajuste os métodos/formas de comunicação para apoiar a aprendizagem e garantir que o aluno entenda o que se espera dele em determinada situação e seja capaz de responder.
- Forneça os meios para observar a aprendizagem alcançada pelo aluno autista e ofereça diversas oportunidades para demonstrar o desenvolvimento das suas habilidades.
Vários destes princípios apoiam imediatamente as funções executivas de alunos autistas. Eles ajudam a reduzir, antecipadamente, situações que geram stresse para esses alunos.