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educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

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EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Pessoas com Deficiência

Trajetórias Sociais e Políticas

Educação física e deficiência visual

Convergências e possibilidades

Psicomotricidade no meio aquático para bebés, crianças com e sem deficiência e jovens com deficiência

A água tem sido aproveitada recreacionalmente e também como forma de tratamento por pessoas com e sem deficiência (Willig et. al (s.d.).

Acredita-se que a experiência aquática é uma actividade bastante expressiva no desenvolvimento global de bebés e crianças, já que lhes proporcionam vivências e experiências diferenciadas das realizadas em terra (Willig et. al (s.d.).

A intervenção terapêutica no meio aquático é um modo de acompanhar o desenvolvimento global da criança com deficiência, com perturbações do desenvolvimento ou em situação de risco, particularmente no seu desenvolvimento psicomotor, perceptivo-motor, afectivo e social (Marques, 2009).

Propriedades de água

O meio aquático como todos os contextos é um espaço de ambivalência e de contradição de sensações e emoções. É um espaço de contenção, num envolvimento fluido e contínuo, que permite o abandono e a entrega a um contacto sensorial táctil e contínuo. Por outro lado, é também um espaço de aventura e exploração, reflectindo o efeito do movimento e da presença do corpo, na relação consigo próprio e com os outros (Matias, 2010).

O envolvimento aquático possui propriedades que lhe são inerentes e cujo aproveitamento tem-se revelado de grande interesse na reabilitação da pessoa com deficiência. A água provoca uma diminuição dos efeitos da força de gravidade sobre o corpo, sendo assim necessário um menor esforço ao nível muscular (Marques, 2009).

As propriedades da impulsão da água oferecem assistência (a água permite uma grande liberdade de movimentos), resistência (permite à criança controlar, corrigir ou adaptar os seus movimentos) e suporte (a criança pode aprender a sentar-se ou a andar, até mais cedo que em meio terrestre) (Marques, 2009).

Benefícios da Psicomotricidade no meio aquático

A psicomotricidade no meio aquático proporciona sensações de prazer e de bem-estar físico, emocional e social na criança (Marques, 2009).

Observam-se igualmente efeitos positivos ao nível cardíaco, respiratório, metabólico e circulatório (Marques, 2009).

Matias (2010) apresenta os benefícios da psicomotricidade no meio aquático em quatro áreas distintas.

Na área motora a psicomotricidade no meio aquático promove: o desenvolvimento do esquema corporal; o desenvolvimento de um equilíbrio muscular; o aumento do repertório motor; o desenvolvimento da coordenação geral e segmentar; o desenvolvimento simétrico dos vários eixos envolvidos no movimento; a prevenção de desvios posturais e de atrasos psicomotores, a reabilitação terapêutica e o relaxamento (Matias, 2010).

Na área emocional - social a psicomotricidade no meio aquático promove: o aumento da auto-confiança; a aprendizagem da regulação das emoções; a socialização, a comunicação entre a criança e o adulto e a exploração activa, no sentido de uma conduta mais independente (Matias, 2010).

Na área cognitiva favorece: a exploração activa; o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas; a aprendizagem construtiva, mediada pelo adulto; a estimulação da concentração e a experimentação de novos desafios (Matias, 2010).

Por fim na área visual e auditiva a psicomotricidade no meio aquático possibilita: o desenvolvimento da sensibilidade de contraste; o desenvolvimento da capacidade de diferenciação de cores; o desenvolvimento da percepção da noção de profundidade e distância; o desenvolvimento da capacidade de localização auditiva de objectos ou acontecimentos e o desenvolvimento da discriminação das características dos sons (Matias, 2010).

Referências Bibliográficas: 

Marques, M. (2009). Programa de Intervenção Psicomotora em Meio Aquático. Centro de Apoio Pedagógico do Funchal. 

Matias, A. R. (2010). Psicomotricidade no Meio Aquático na Primeira Infância. Associação Portuguesa de Psicomotricidade. Cascais: Tuttirév Editorial.

Willing, R. M.; Palma, L. E.; Lehnhard, G. R.; Manta, S. W.; Perazzollo, L. U.; Borgmann, T. & Torres, A. P. C. (s. d.). Estimulação Essencial Motora Aquática para Bebés e Crianças com Deficiência. Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. 1-7.

in http://brincarecrescercomapsicomotricidade.blogspot.com/