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educação diferente

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

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Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.

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SUGESTÕES PARA APRENDER A ESCREVER

É essencial adotar bons hábitos logo desde o início. Segundo o terapeuta de psicomotricidade, Philippe Kostka, a criança pode começar a aprender a utilizar uma boa postura assim que estiver corretamente sentada à sua mesa. Simultaneamente, também é importante conseguir que a criança agarre no instrumento  de escrita de forma correta logo desde o início, uma vez que pode ser difícil corrigi-la depois de ela estar já habituada à posição incorreta.

POSICIONAMENTO CORRETO DOS DEDOS

Eis várias sugestões para ajudar a criança a aprender a posicionar os dedos: 

  • O lápis ou caneta deve ser agarrado entre o polegar e o indicador, apoiado no dedo do meio. A isto chama-se preensão em pinça. 
  • A ferramenta deve ser agarrada perto da ponta, mas a uma distância suficiente para permitir que a criança veja bem o que está a escrever na página. Os dedos devem manter-se ágeis e flexíveis, embora seja necessário algum tónus muscular para formar os contornos que, mais tarde, irão dar lugar a letras, palavras e frases.
  • O papel tem de estar em ângulo, para que haja total liberdade de movimentos; a criança deve ser incentivada a criar movimentos, tais como flexão-extensão do pulso.
  • A outra mão (para canhotos ou dextros) deve segurar a página com firmeza e manter o corpo equilibrado.
  • A mão que escreve deve mover-se da esquerda para a direita durante a escrita.

POSICIONAMENTO CORRETO DO CORPO

Não é num período de poucos dias que se adquire uma boa postura para escrever corretamente. Ao longo da sua permanência no jardim de infância, a criança aprende primeiro a compreender o que é a chamada "imagem corporal". Pratica a identificação das várias partes do corpo, de modo a controlar o movimento e ter noção espacial, acima, abaixo, da esquerda para a direita, etc., aprendendo a mover o braço separado do corpo, alinhando objetos, traçando linhas e curvas com um dedo, entendendo o que significa horizontal e vertical.

Em seguida, a criança tem de adotar a posição correta do corpo para escrever, ajudada pelos pais em casa, se for possível.  Num local bem iluminado, sente a sua criança numa cadeira de tamanho adequado, com os pés bem assentes no chão, com os joelhos abaixo do nível da coxa, as costas direitas, ligeiramente inclinadas para a frente. Os cotovelos e os antebraços devem estar livres para se moverem facilmente. O braço da mão que não está a escrever pode ser utilizado como apoio, desde que as costas se mantenham direitas. Todos os músculos da mão devem estar em repouso, com o antebraço naturalmente estendido, sem flexão ou rotação.

in https://www.bickids.com/en