Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

educação diferente

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Usando iPads com alunos que têm IVC ou várias deficiências

Para os alunos que apresentam comprometimento visual cerebral / cortical e / ou múltiplos comprometimentos, precisamos pensar nas características visuais do IVC, posicionamento e ambientes de aprendizado, além de planejar maneiras de incorporar o iPad em um abrangente programa educacional do Currículo Central Expandido. 

Ao considerar as características da IVC, é muito importante considerar o ambiente de aprendizagem em sala de aula. Se for barulhento e perturbador, seu aluno pode não ter tanto sucesso usando um iPad, pois estará usando sua audição ou distraído por algo em movimento. Eu recomendo um espaço silencioso, semelhante a um cubículo, com um fundo preto, para que não haja confusão visual. Se a sala de aula não puder fornecer um espaço silencioso para trabalhar com as novas habilidades do iPad, eu recomendaria o uso de fones de ouvido ou o trabalho com o aluno em outra sala para ajudar a criar um ambiente silencioso. Eu também garantiria que o iPad estivesse no campo visual do aluno, usando um suporte inclinado de mesa, tripé ou mesa. Eu sempre vejo iPads deitados em uma mesa com um aluno curvado sobre ela, o que não é a melhor postura de visualização. 

 

Dicas para o uso do iPad vinculadas às áreas de características visuais de CVI: 

Veja  Deficiência visual cortical e avaliação da visão funcional para obter mais informações sobre esses comportamentos característicos visuais e sobre o intervalo CVI.

A. Complexidade visual  

Há várias coisas a considerar aqui para estudantes que têm CVI. Primeiro, você pode categorizar os aplicativos em pastas ou usar vários "desktops" do iPad para reduzir a confusão. Você pode colocar os aplicativos em uma pasta, mantendo o dedo pressionado até os aplicativos começarem a "tremer" e depois colocá-los um sobre o outro. O iPad criará automaticamente uma pasta e a rotulará. Você pode rotulá-lo novamente com o nome dos alunos, se desejar. Você também pode segurar o aplicativo trêmulo e arrastá-lo para outra tela para ter menos aplicativos em cada área de trabalho do iPad. Existem desktops aparentemente intermináveis ​​disponíveis. Por fim, você pode alterar a cor do plano de fundo acessando Configurações-Brilho e Papel de parede. Se o seu aluno tiver uma preferência de cor, você poderá usá-la como cor de fundo ou usar uma cor diferente para contrastar, ajudando-o na segmentação visual. 

B. Novidade  

O iPad tem muitas oportunidades para novidades visuais e pode ser importante pensar em novidades com os aplicativos que você está apresentando aos seus alunos. Será visualmente estimulante? O aplicativo incentivará o aluno a procurar? Dependendo da necessidade do aluno e da consistência da resposta à estimulação visual, eu recomendaria realizar um teste de 2 a 3 aplicativos para observar quais características de um aplicativo são mais atraentes e manter seu aluno envolvido. Use esses dados para criar as "características do aplicativo" que são mais eficazes para o aluno ajudar em suas futuras pesquisas no aplicativo. 

C.  Preferência de cores

Use a preferência de cores nos aplicativos, para obter cores de segundo plano (alteração nas configurações> Papel de parede e brilho) e também para ajudar a segmentar o iPad. Você pode usar o tecido como pano de fundo para o iPad, se isso for útil. 

D.  Preferência do campo visual

Isso é importante para ver como o aluno está. Seu aluno está usando a visão dele com o iPad? Se sim, como seu aluno está posicionando sua cabeça? Posicione o iPad usando uma montagem, tripé, etc., de modo que fique no campo visual preferido do aluno. A maioria dos estudantes não é tão bem-sucedida com iPads deitados em uma mesa. 

E.  Olhar leve ou olhar sem propósito

Tenha cuidado com o local onde as fontes de luz estão no ambiente de aprendizado do aluno. Seu aluno está em uma mesa de frente para uma janela? Nesse caso, pode ser difícil para o aluno atender ao iPad. Tente posicionar o aluno de costas para a janela.

F.  Latência visual

Os aplicativos que você está usando estão se movendo rápido demais para o aluno? Existem também aplicativos que ajudarão os alunos a praticar o foco no iPad como um alvo visual.

G. Visualização à distância  

Há duas áreas para pensar aqui. Primeiro, tome cuidado para não deixar o iPad muito longe do rosto do aluno. Além disso, pense no iPad que ajuda na visualização à distância, como tirar uma foto de um objeto e alterar o plano de fundo do objeto para fins instrucionais, usando aplicativos como Pictello ou Keynote. 

H. Movimento  

O iPad pode ser muito útil com a necessidade de movimento para estudantes que têm CVI. Existem muitos aplicativos que fornecerão animações e estímulos visuais baseados no movimento. Para os alunos que estão na "Fase 1" da faixa CVI de Christine Roman, existem vários aplicativos que podem ser usados ​​como recompensas ou maneiras de fazer com que seus alunos sejam visualizados, pois são estimulantes, coloridos e interativos. 

 

Além de considerar as características visuais específicas da CVI, é útil pensar em como o iPad pode ser implementado de maneira abrangente usando o Currículo Principal Expandido. Muitas vezes, vejo o iPad sendo usado em apenas uma área, como uma recompensa ou durante o horário de escolha na sala de aula e não sendo implementado em outras áreas do ECC. Aqui estão alguns exemplos de como você pode incorporar o iPad usando o ECC para seu aluno com várias deficiências: 

 

Área Expandida do Currículo Principal:

Acadêmico e Funcional Compensatório - Acadêmico, incluindo Modos de Comunicação

Alunos com várias deficiências

Possíveis planos de instrução e explicações sobre aplicativos

Desenvolvimento inicial

sim não appSimNão HD

ícone do aplicativo tampoCaixa de ressonância 

1. O aplicativo Sim / Nãopode ser usado para fazer escolhas para um aluno que não seja verbal e capaz de usar uma escolha mais conceitual para auxiliar na comunicação aumentativa. Isso não seria apropriado para um aluno que está em uma fase inicial de desenvolvimento não conceitual de comunicação (ou seja, usando objetos reais ou símbolos táteis). 

 

2. Caixa de ressonância é outro aplicativo conceitual que oferece muitas possibilidades de comunicação aumentativa para um aluno que NÃO está usando objetos reais para comunicação ou calendário.

Primário secundário

ícone do aplicativo calculadora falanteTalking Calculator

Penúltimo ícone do aplicativoPenúltimo

 

 

3.  Um aplicativo sofisticado de calculadora falante pode ser valioso para estudantes que têm várias deficiências e precisam de alto contraste ou de uma calculadora falante que possa funcionar com o VoiceOver. 

 

4. Penúltimo  é um ótimo aplicativo na família Evernote, com ele um aluno pode fotografar uma planilha e depois escrever diretamente na planilha usando o Penultimate. Isso pode ser bom para um aluno com baixa visão que precisa preencher uma planilha matemática, que não foi impressa em letras grandes para ele. Depois de fotografar, o aluno pode ampliar a planilha no tamanho necessário e, quando terminar, pode ser salva / enviada por e-mail / impressa para o professor. 

 

Transição

ícone do aplicativo de notasNotas

ícone do aplicativo evernoteEvernote

 

5. A  transição pode ser pensada no ensino fundamental e médio, mas especificamente nas habilidades e na vida diária dos adultos. Os alunos podem usar o Notes, um aplicativo da Apple, seria uma ótima ferramenta para os alunos de transição anotarem sua lista de compras ou o número de telefone de alguém. Todas as anotações estarão dentro do aplicativo de email e na área pesquisável. O Notes funcionará com VO e um display em braille atualizável.  

 

6. Evernote  também é um ótimo aplicativo de anotações que, combinado com o Penultimate, será sincronizado nas plataformas Mac / PC e pode ser pesquisado ou acessado na Internet a partir de qualquer computador. 

 

Alguns outros aplicativos dignos de nota para estudantes com IVC e / ou deficiências múltiplas estão listados abaixo:  

via ícone do aplicativo

The ViA: O Braille Institute é um recurso fantástico para pesquisar aplicativos recomendados por profissionais do VI.

Este aplicativo dedicado a manter a comunidade VI atualizada sobre os aplicativos mais recentes disponíveis para atender às necessidades específicas de estudantes e / ou adultos com deficiência visual. O link é fornecido abaixo para você fazer o download em seu próprio iPad. 

bata bolhas!  ícone do aplicativo
Toque em Bubbles!: Áreas de CEC podem incluir recreação e lazer e eficiência sensorial
 
Esta é uma aplicação muito boa, na qual os alunos podem simplesmente deslizar os dedos na tela para fazer bolhas. Então, à medida que as bolhas se formam, os alunos podem estourá-las tocando em cada uma delas. É um bom aplicativo de causa e efeito, pode ser usado para brincadeiras comunicativas ou recreação e lazer. 
ícone do aplicativo pictello
Pictello: As áreas de ECC podem incluir: Acadêmico Compensatório, Habilidades Sociais 
 
Este aplicativo pode ser usado para criar histórias de experiências, histórias sociais e outras atividades de criação de livros de histórias. Este aplicativo tem muitas possibilidades de comunicação e criação de sequências, rotinas com imagens e áudio. 
ícone de aplicativo de causa e efeito
Caixa de som sensorial de causa e efeito: As áreas de CEC podem incluir recreação e lazer, habilidades de vida independentes ou autodeterminação (emparelhado com o interruptor para fazer escolhas). 
 
Este é um aplicativo de causa e efeito para estudantes mais velhos com várias deficiências. É envolvente e apropriada para a idade dos alunos do ensino médio. 
Ícone do aplicativo 30 mãos
30 mãos: As áreas de CEC podem incluir habilidades sociais, acadêmicos compensatórios ou recreação e lazer. 
 
Este aplicativo permite que alguém tire fotos do rolo da câmera ou do aplicativo da câmera para criar um livro independente. Ele cria um filme com áudio que pode ser gravado pela casa de apostas. É muito simples de usar e gratuito.